Artigos

Pastor alemão é uma das raças mais indicadas para cão de guarda

O Pastor Alemão é uma das três raças mais inteligentes do mundo. Não é à toa que foi e ainda é estrela de diversos filmes pelo fato de ser um cão fácil de ser treinado e muito carismático. São pets extremamente inteligentes, obedientes e leais. Costumam ser utilizados como cães de guarda por sua agilidade, rapidez e esperteza.

Um excelente cão de guarda e companheiro.  Fonte: Flickr
Um excelente cão de guarda e companheiro. Fonte: Flickr

Além disso, possuem um olfato super desenvolvido, utilizado em resgates de corpos soterrados e na procura por drogas e armas. Para completar, é um ótimo cão de guarda e tem um latido prolongado, sempre atento a tudo o que acontece ao seu redor.

Se você pensa em comprar um pastor para a família, saiba que ele é uma excelente companhia, dócil e companheiro. É conhecido e utilizando como: cão de guarda, cão farejador, cão de salvamento e cão guia, auxiliando, inclusive, em resgate de pessoas feridas.

Sua alta capacidade de atenção unidas a um grande vigor físico e agudez de sentidos mostram que o pet é capaz de desempenhar as mais diversas tarefas. Tanto os filhotes como os adultos gostam bastante de brincar, são ativos, de porte atlético e ao mesmo tempo resistentes e seguros de si.

É recomendável que a socialização seja feita o quanto antes para que na fase adulta ele não se torne super protetor com relação à família e ao seu território. Mas nunca espere comportamentos traiçoeiros e imprevisíveis de um pastor, pois eles sempre irão demonstrar coragem e firmeza ao defenderem seus donos todas as vezes que notarem algum tipo de ameaça. A raça precisa de desafios mentais e físicos diariamente. Adoram exercícios físicos e aulas de treinamento e se relaciona bem com outros cães e animais.

Cuidados

O pelo de um pastor precisa ser escovado no mínimo duas vezes por semana. O pet pode desenvolver doenças como displasia dos cotovelos, paralisia dos membros posteriores, dermatites, alergias de pele, neoplasia, catarata, torção gástrica, insuficiência pancreática, entre outros. A sua expectativa de vida varia ente 10 a 12 anos e a raça é muito suscetível à infecção pelo fungo Aspergillus.

Ficha técnica

  • Família: pastoreio, pecuária
  • Área de origem: Alemanha
  • Habilidades: pastor de ovelhas, cão de guarda, cão policial
  • Altura e peso médios do macho: 60-66 cm/ 34-43 kg
  • Altura e peso médios da fêmea: 55-60 cm/ 34-43 kg
Artigo AnteriorPróximo Artigo