Artigos

Depressão em cães: Sintomas, causas e tratamento

Há quem acredita que cães não podem ter doenças mentais como ansiedade social ou depressão. Mas essa crença é uma mentira. A Universidade de Bristol, na Inglaterra, realizou uma série de experimentos e pesquisas com cães e chegou a conclusão de que a depressão canina existe sim e que é bem parecida com a depressão humana.

Seu cão anda isolado e sem fome? Pode ser depressão. Fonte: Flickr.
Seu cão anda isolado e sem fome? Pode ser depressão. Fonte: Flickr.

Não queremos ver nossos pets cabisbaixos e deitados pelos cantos, por isso é muito importante saber reconhecer os sintomas da depressão em seus estágios iniciais para que o tratamento seja mais efetivo e seu cão não sofra tanto.

Assim como no caso dos humanos, os cães pode ficar seriamente abalados com alguma perda emocional muito forte. A morte de um colega canino ou de uma pessoa que ele gostava muito. No entanto, existem mais fatores que podem acarretar a depressão:

  • Mudanças de rotina
  • Mudanças de Local
  • Ficar doente por muito tempo
  • Perda de liberdade
  • Perder o posto de único cão na casa com a chegada de outro animal

Sintomas

A manifestação da doença mental é bem parecida tanto nos cães quanto nos humanos. Se seu animal era ativo e agitado e sempre adorava a hora da brincadeira mas de uns tempos para cá começou a rejeitar o brinquedinho, a ficar deitado em um canto isolado de todos, não abana muito mais o rabo, é apático quanto a petiscos ou carinho (chegando até a evitar o contato físico) e apresenta perda de apetite então há chances de que seu melhor amigo esteja com depressão.

Tratamento

Primeiro de tudo vá ao veterinário para que o diagnóstico seja confirmado. Uma vez confirmada a depressão no animal, o veterinário então passará uma série de medicamentos homeopáticos que possam ajudá-lo a sair do quadro depressivo. Porém, você não precisa confiar totalmente nos remédios. Você pode realizar terapia canina com o seu melhor amigo e vale ressaltar que muito carinho e amor ajudam bastante na recuperação.

Prevenção

Evite criar situações que cause uma mudança brusca na rotina do cão e acima de tudo, certifique-se de que ele é amado e querido por todos da casa. Mas essa parte é fácil.

Artigo AnteriorPróximo Artigo