Notícias

Cães e gatos agora podem ter passaporte

Entrou em vigor no começo do mês a medida que a emissão de passaportes para cães e gatos em todo o país. Chamado de Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos, o documento deverá constar com informações como nome completo e endereço do dono, raça do animal, espécie, sexo, tipo sanguíneo, pelagem e data de nascimento estimada. A foto é opcional.

Siga os procedimentos e boa viagem! Fonte: Flickr.
Siga os procedimentos e boa viagem! Fonte: Flickr.

O documento pode ser solicitado em qualquer unidade do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional – Vigiagro – e não terá custo algum. O passaporte vale por toda a vida do animal e, após solicitado, será entregue num prazo de 30 dias.

Vale ressaltar que o animal precisa ter pelo menos 90 dias de vida para que seu documento possa ser solicitado. Além disso, o veterinário deverá registrar datas de vacinação, tratamentos e exames exigidos pelo país de destino. É importante se informar a respeito das exigências do país para onde vai viajar para que seja possível tomar todas as providências uma vez que cada país tem suas próprias regras de embarque para animais.

O passaporte será expedido em inglês, português e espanhol e valerá tanto para viagens nacionais quanto internacionais. Junto do documento, os animais receberão um microchip que funcionará como carteira de identificação, os dados de aplicação do chip e a localização do mesmo também devem ser informados no documento.

Artigo AnteriorPróximo Artigo