Artigos

Saiba quais animais fazem parte do grupo das aves de rapina

Você provavelmente já deve ter ouvido falar no termo “aves da rapina”, mas nunca soube ao certo quais delas fazem parte do grupo, certo? É dessa forma que são chamados os pássaros carnívoros e caçadores. Os mais populares são as águias, os gaviões e os falcões, além de algumas espécies de corujas e abutres.

Esses tipos de animais possuem grandes instintos de caça e uma visão super aguçada, enxergando duas vezes mais do que o homem. Por isso, vimos em filmes e documentários gaviões observarem e atacarem suas presas a dezenas de metros de altura com tanta facilidade. O choque da ave contra o animal é suficiente para quebrar todos os ossos da vítima. Os rapinantes representam 10% de todas as aves no planeta. Eles vivem principalmente na América Latina e, no Brasil, existem 83 espécies. Conheça quatro delas na lista a seguir:

Falcões

Não queira apostar corrida com ele. Fonte: Flickr.
Não queira apostar corrida com ele. Fonte: Flickr.

Os falcões são as aves mais rápidas do planeta. Eles podem chegar a uma velocidade de até 268 km/h (falcão peregrino). Normalmente, têm o bico afiado e as garras em formato de foice. Suas presas favoritas variam entre répteis, cobras, sapos, roedores e cotias.

Gavião-real

Um representante brasileiro! Fonte: Flickr.
Um representante brasileiro! Fonte: Flickr.

A ave de rapina mais forte do mundo é uma brasileira! O Gavião-real pode caçar até cachorros-do-mato, preguiças e filhotes de veado. Não faz muito tempo, o pássaro podia ser encontrado em todo o Brasil. Mas, infelizmente, ele está quase extinto fora da Amazônia.

Carcará

Alimento a qualquer custo. Fonte: Flickr.
Alimento a qualquer custo. Fonte: Flickr.

O carcará pode ser considerado o rapinante tupiniquim mais famoso do país. E com ele não tem tempo feio. Se for necessário o animal consegue se alimentar até de carniça, sobrevivendo em condições bastante adversas: inclusive na seca do sertão.

Corujas

Lindas e excelentes caçadoras. Fonte: Flickr.
Lindas e excelentes caçadoras. Fonte: Flickr.

No grupo de rapina, a coruja é vista como uma das mais queridas e populares aves entre as pessoas. Além de enxergarem no escuro, são bichos com uma audição super aguçada. Na hora da caça, costumam ficam bem escondidas, escutando a presa em potencial. Os ratos são seu prato preferido, por isso, não costumam errar na hora de dar o bote. Como suas asas são bastante leves, as corujas podem se aproximar a menos de um metro da presa sem serem escutadas. Em seguida, aceleram o vôo, atacam com as garras abertas e abrem o bico para engolir de uma só vez a refeição.

Artigo AnteriorPróximo Artigo