Artigos

Os coelhos “atletas”

Em Praga, capital da República Checa, uma competição diferente toma conta da praça Old Town. Coelhos “atletas” são colocados em uma pista de obstáculos e a intenção é uma só: ver qual deles pula mais alto e conclui o trajeto com mais rapidez.

A brincadeira é inspirada nas competições de hipismo e foi colocada em prática no país há poucos anos. No entanto, este esporte surgiu na Suécia, durante os anos 80. Inicialmente, a brincadeira era praticada por crianças que participavam do “That´s Life”, um programa britânico no qual crianças apresentavam seus coelhos que haviam sido ensinados a pular cercas numa versão miniatura dos saltos com cavalos.

Coelho participa de competição com obstáculos
Coelho participa de competição com obstáculos

Durante todo caminho os donos acompanham seus bichinhos e, à medida que um salto é dado, as marcas alcançadas são registradas a fim de prever quem será o vencedor.

Dividido em três modalidades (Straight Elite, Crooked Elite, Salto em Altura e Salto em Distância) o esporte, por enquanto, não é lucrativo. E algumas entidades em defesas dos animais acreditam que a prática não deveria ser permitida, uma vez que não consideram os coelhos animais a serem domesticados e possuem limitações para saltar tais obstáculos.

Apesar dos debates sobre o assunto, a prática é cada vez mais comum em diversos países da Europa e continua reunindo muitos simpatizantes e curiosos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo