Artigos

No chão! Como impedir que seu cão pule nas pessoas?

Você está com problemas quando o seu cachorro pula em cima de você e de outras pessoas em casa, deixando-as sem graça, com medo, e, por vezes, até machucadas? Para os cães, pular é uma forma de brincar e de treinar – dessa maneira, eles aprenderão como agir quando estiverem em perigo, além de desafiar outros membros de uma mesma matilha e de demarcar território.

cachorro_em_pe

Para cachorros menores, pular no dono é uma forma de se aproximar do rosto e de outras partes do corpo que exalam um odor mais forte. A outra causa, mais comum, é para estabelecer dominância dentro do lar.

Desde filhotes, os cães podem ser encorajados a pular nos donos, o que não é a atitude mais correta. O ato pode parecer carinhoso, mas não quando eles se tornam animais maiores, como no caso dos Labradores ou Rottweilers, por exemplo: o peso de seus corpos pode machucar as pessoas.

Gritar comandos como “Não!” ou “Saia”, assim como empurrar ou castigar o pet, está errado. Isso poderá encorajar ainda mais o comportamento dele em acreditar que está agradando. Não empurre o cachorro com o joelho. Isso pode causar danos físicos aos órgãos dele.

Assim que ele pular em você, vire o corpo de lado ou estique a perna até afastá-lo. Você pode bloquear o corpo do animal com os quadris, para que as patas não encostem em você. Depois disso, assim que ele cair no chão novamente, você deve dizer o comando “Senta!” e, imediatamente, dar atenção e carinho. Isso fará com que ele permaneça com as patas no chão, sem pular em ninguém.

Porém, se ele tocar em você, não empurre-o para o chão novamente. Se o comportamento persistir, ignore-o de forma calma e não converse com ele. Muitos cães podem achar isso uma espécie de brincadeira. O correto é desviar e andar em outra direção. O importante é manter o reforço positivo sempre que ele fizer o que você pedir.

Ignore o pet quando você acordar ou chegar em casa e ele vier brincar. É importante não falar nada até que ele se acalme e pare de pular. Quando ele estiver tranquilo, dê atenção. Logo, ele associará esperar, sem pular, com receber carinho. Se você estiver com visitas, peça que elas façam o mesmo (os cães só irão corrigir um comportamento inadequado se todos os membros do lar fizerem a mesma coisa).

Se você deseja ensinar o pet a pular somente quando você quiser, diga o comando “Sobe!”. Quando quiser que ele desça, ande alguns passos para trás e diga o comando “Desça!”. Se ele tentar pular em você ou em qualquer outra pessoa sem permissão, diga com firmeza “Desça” e ignore-o. Além disso, corte e/ou lixe as unhas dele para evitar arranhões e escove os dentes para evitar maus odores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo