Artigos

Conheça 5 benefícios da cenoura para cães

Embora não seja essencial à dieta dos cães, a adição de vegetais frescos e de poucas calorias, é uma ótima forma de variar o cardápio, oferecendo uma rica fonte de fibras e nutrientes que combatem o câncer e diferentes tipos de inflamações – incluindo a cenoura. Dessa forma, preparamos uma lista com cinco benefícios que ela oferece à alimentação do seu pet, além de ser super saudável e barata.

cao_cenoura

Vitamina A

A cenoura possui muita vitamina A e betacaroteno – que faz bem para a visão, pele e mucosas.
 No entanto, ela também regula o aparelho digestivo e o sistema nervoso.


Sais minerais

O alimento contém sais minerais, como o fósforo, o cloro, o potássio, o cálcio e o sódio, fundamentais para o bom equilíbrio do organismo. Já o Complexo B presente na cenoura ajuda a regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo.


Saúde bucal

A saúde bucal do seu bicho de estimação agradece ao ingerir uma pequena porção semanal de cenoura, pois ela limpa os dentes e desenvolve os músculos mastigadores do cão. Além disso, quando os dentes de um filhote estão nascendo, a gengiva costuma coçar muito. Porém, ao mastigar uma cenoura crua, o incômodo se torna menor.

Gravidez

A ingestão de cenoura aumenta o volume sanguíneo, assim como a produção de leite – ideal para as cadelas que estão grávidas.

Sistema imunológico

Apetitosas e fáceis de serem encontradas no mercado, as cenouras possuem nutrientes que irão estimular e melhorar o sistema imunológico do cachorro.

Cuidados com a saúde do pet

Fique alerta com a ingestão em excesso de cenouras. Alguns cães podem desenvolver problemas como prisão de ventre, hemorróidas, diarréia e até alergia. O alimento deve ser servido cru e em pedaços, como petisco ou cozida e misturada à ração.

Formas de preparo ao cozinhar legumes e verduras

Escolha cenouras lisas, sem irregularidades e de cor uniforme, pois manchas verdes podem indicar um sabor forte e desagradável. 
 Para que possam ser digeridos adequadamente, aproveitando-se todos os nutrientes de cada alimento, os cães precisam ingerir legumes, verduras e vegetais triturados, em uma espécie de “purê” ou cozinhando-os.

Legumes triturados não precisam ser cozidos e vice-versa. Mas, no caso, a mandioquinha, o inhames, o cará e as batatas-doces, precisam ser cozidos, devido à uma toxina que pode causar diarréia se não for aquecida. Já as folhas verdes devem ser servidas trituradas e cruas para que preservem todos os seus nutrientes.

Outra dica interessante é criar uma combinação de quatro ou mais legumes crus, usando um processador de alimentos para fazer o purê – que pode ser congelado e consumido a longo prazo em pequenas porções na dieta do seu pet. Porém, o ideal é servir a refeição logo que ela estiver pronta, resultando em uma menor perda de nutrientes por eles não estarem congelados. Se a escolha dos donos for a de cozinhar os alimentos, prefira o cozimento no vapor, por cerca de 15 a 20 minutos. Essa é a melhor forma de conservar os nutrientes. Procure não acrescentar temperos e sal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo