Artigos

Cuidado com portas e janelas: previna que seu gato fuja de casa

Garantir constantemente a proteção dos nossos bichos de estimação é a maior preocupação de qualquer dono. Principalmente e, se tratando de gatos, portas e janelas abertas podem levar à ruas perigosas, em ambientes cheios de riscos e transmissões de doenças. Por outro lado, eles são curiosos, ativos e gostam de explorar e de conhecer novos territórios e parceiros. Então, o que fazer para amenizar os comportamentos de “fujões” dos felinos?

gatos_janela

Castração

Uma das primeira opções para “estabilizar” possíveis humores do animal é a castração. Mas, no caso, é importante deixar a casa com passagens e corredores livres para que o pet possa manifestar seus instintos, com pelo menos dois cômodos que possam servir como esconderijos e obstáculos estimulantes, como prateleiras na parede.

Brinquedos

Arranhadores e brinquedos tornam a casa mais atraente, proporcionando uma vida saudável e feliz aos gatos. Além disso, podem “domar” o instinto caçador, tornando as chances de fuga menores. Ratos e outros animais em formas de bichinhos são mais uma opção interessante.

Adote um irmãozinho para o seu gato!

Os donos podem ter outro animal em casa (mais precisamente um gato) – assim ambos terão companhia e não fugirão para rua.

Feche saídas, janelas e portas

Por mais que essa medida não seja 100% eficaz, pelo menos evitará que o gato fuja em todas as oportunidades que tiver ou sentir necessidade, evitando graves acidentes. Em apartamentos, tome cuidado com janelas e varandas abertas e acesso aos telhados.
Os donos podem conversar com vizinhos que também tenham gatos e elaborarem, juntos, um cronograma determinando os horários em que cada pet pode sair. Colocar grades, redes finas e outros acessórios de segurança na casa e nas janelas ajuda a mantê-lo permanentemente dentro de casa, mas pode tirar toda a liberdade, fazendo com que o bicho fique triste e frustrado.

Mudança de casa

Se, recentemente, a família mudou de casa, o desejo do pet em voltar para o antigo lar pode aumentar. Uma boa dica é levar a cama do gato e os objetos da casa antiga para a nova, com o intuito de fazer o animal reconhecer o cheiro de cada coisa. Deixe-o dentro de casa após a mudança.

Atenção exagerada

Não dê carinho em excesso. O pet pode se sentir sufocado e literalmente fugir de tanto amor. Em alguns casos, o melhor é deixar que ele peça por atenção. Gatos se apegam mais ao lar do que aos donos. Portanto, há mais probabilidade dele voltar para casa se puder contar com ração, abrigo e aconchego.

Coleiras, guisos e chips de identificação

As coleiras, com a identificação e contatos do dono, são ótimas caso o gato tenha se perdido. No entanto, evite o uso de guisos – devido ao som que eles produzem (irritantes para você e para o seu bicho de estimação). O gato tem uma capacidade auditiva superior à dos humanos e, portanto, o volume do acessório pode ser ensurdecedor. Já os chips são uma forma eficaz de identificar o gato. Qualquer animal identificado por meio da leitura do aparelho, não pode ser abatido.

Artigo AnteriorPróximo Artigo