Artigos

Xô pelos! Trate a queda excessiva da pelagem de seu gato

Se você anda notando, ultimamente, uma queda na quantidade de pelos do seu gato, não se preocupe: é perfeitamente normal que os felinos troquem a pelagem de forma natural e sazonalmente, sem exageros. A queda é considerada normal quando for uniforme. Além disso, o gato pode realizar uma lambedura diária para remover a pelagem fraca (o que também não é correto).

pelo_gatos

A troca de pelos é feita de seis em seis meses para que eles nasçam mais fortes, brilhantes e com vitalidade. Raças de pelos longos podem perder, proporcionalmente, mais pelos do que as espécies de pelos curtos. Por outro lado, a queda pode se tornar preocupante ser for em grande quantidade, durante o ano todo e se estiver envolvida com algum tipo de doença. As fêmeas podem apresentar maior queda quando estiverem no cio ou amamentando.
Se o pet mostrar outros sintomas além da queda, como vômito, diarréia, apatia ou alopecia com coceira e descamação, deve-se procurar imediatamente um veterinário para que o problema possa ser diagnosticado e tratado.

O principal a ser feito para evitar grandes quedas de pelo é oferecer ao animal uma alimentação adequada, com a ingestão de rações do tipo Super Premium, específicas para o tipo de pelagem e raça do seu pet, assim como uma higienização correta do ambiente em que ele vive com material de limpeza específico e sem odores, controle contra pulgas e ácaros e escovação de três em três dias, com escovas que não machuquem a pele.

Mais patologias que envolvem a queda podem envolver: dermatites, hiperadrenocorticismo e hipertireoidismo, rações com corante e petiscos e contato com materiais de limpeza, carpetes e fungos. Nem todas as doenças de pele provocam coceira. Os banhos devem ser realizados com intervalos de uma semana, feitos com produtos apropriados para a derme do animal.

O hábito de lamber os pelos diariamente pode propiciar a ingestão de uma grande quantidade deles, acumulando-os no trato digestório e formando bolas chamadas de pilobezoários. Elas podem causar problemas, como vômitos, por exemplo. A maneira mais simples de eliminar ou de diminuir o costume é, mais uma vez, a de realizar a escovação do animal para remover os pelos soltos antes que eles sejam ingeridos.
Gatos estressados podem perder mais pelos. Dessa forma, é importante deixar o seu bicho de estimação sempre calmo. Brincar e praticar atividades físicas ajuda a prevenir o problema e outras doenças psicológicas, como a depressão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo