Artigos

Pinguins recebem antidepressivos na Inglaterra

Depois de semanas em contato com chuvas e ventos fortes, os pinguins do Centro de Vida Marinha de Scarborough, na Inglaterra, estão tomando antidepressivos.

Pinguins-de-humboldt do Centro de Vida Marinha de Scarborough
Pinguins-de-humboldt do Centro de Vida Marinha de Scarborough

A medida foi tomada pelos responsáveis pelo local ao perceberem a mudança de comportamento dos bichinhos após a mudança no clima da região, que viveu um dos invernos mais úmidos da história. Eles apresentaram sintomas de estresse e passaram a ter “pílulas da felicidade” misturadas nos peixes que os alimentam diariamente.

Segundo os veterinários responsáveis pelo local, a justificativa para a mudança de comportamento dos pinguins está no fato de que eles não estão acostumados com o mau tempo prologando. Eles perceberam que, ao invés das aves mergulharem nas águas geladas, como costumam fazer naturalmente, elas passaram a se amontoar para se aquecer, comportamento que indica algum tipo de medo ou por parte dos pinguins.

A princípio, os antidepressivos não representam qualquer ameaça à saúde dos animais, uma vez que a intenção é fazer com que se sintam mais seguros e que seus instintos possam ser acalmados com o uso da medicação.

No total, o local abriga doze pinguins-de-humboldt, espécie comum nas regiões do Chile e Peru, porém, estão ameaçadas de extinção devido a uma série de fatores, entre elas as mudanças climáticas e a pesca excessiva de peixes que servem como fontes de alimento para este tipo de animal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo