Artigos

Animais videntes

Por todos os cantos do mundo, não se fala em outra coisa a não ser Copa. Assim como o povo Paul, que em 2010 acertou os resultados do mundial de futebol ocorrido na África do Sul, a edição brasileira do evento também possui animais videntes país afora.

Em terras tropicais, um dos videntes é a tartaruga marinha batizada de Cabeção, e criada pelo Projeto Tamar de Salvador. O bichinho começou a chamar atenção por ter acertado o resultado de diversas partidas e ter “previsto” que a seleção brasileira sairia vencedora em todas as situações.

Cabeção fazendo uma de suas previsões para os jogos da Copa.
Cabeção fazendo uma de suas previsões para os jogos da Copa.

Para que a brincadeira fosse colocada em prática, tiveram que mexer com o apetite de Cabeção: três porções com a mesma quantidade de sardinhas foram colocadas em estruturas que lembravam traves de um gol. A tartaruga marinha, ao ser colocada em um tanque de água onde a estrutura foi montada, nada rumo ao possível resultado – “empate”, “Brasil vencedor” ou “seleção oponente”. E, conforme os resultados, a vontade de ver a seleção canarinho conquistar o hexa tem falado muito alto.

Pelo visto, os palpites contagiaram os animais. Cabeção tem uma concorrente em Pernambuco, a cabra Dolly, que já acertou diversos resultados dos jogos da seleção brasileira.

Cabra Dolly em clima de Copa.
Cabra Dolly em clima de Copa.

Na China, a tentativa de utilizar animais como videntes da Copa também foi cogitada. Com bandeiras de cada país instaladas no topo de árvores, filhotes de pandas teriam que se dirigir a uma delas para buscar comida a fim de expressarem seus palpites. No entanto, a iniciativa, vista por muitos com bons olhos, foi negada pelas autoridades locais com a justificativa de que os animais seriam utilizados como ganchos publicitários, ou seja, apenas para entreter as pessoas.

Pandas que fariam as previsões da Copa
Pandas que fariam as previsões da Copa

Cada um dos 32 países que foram convocados para a Copa designou um ou mais animais para adivinhar quem será o vencedor do torneio. Porém, as previsões têm tido pouco apelo na mídia quando comparado à fama que o povo Paul adquiriu em 2010. Em homenagem ao profeta da Copa na África do Sul, um monumento foi erguido na Alemanha em homenagem aos seus acertos e ele se tornou um dos mascotes mais marcantes de todos os torneios.

Monumento em homenagem ao povo Paul
Monumento em homenagem ao povo Paul

Agora, só resta saber quem será o grande vidente desta Copa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo