Artigos

Personalidade de acordo com o dono

Ter um bichinho de estimação em casa sempre faz bem ao ambiente familiar e está mais do que comprovado que o contato com animais traz inúmeros benefícios à saúde física e mental.

Segundo estudo realizado pela universidade Carroll, nos Estados Unidos, a escolha da espécie animal pode dizer muito sobre a personalidade do dono.

rec_dog-cat

Para a realização da pesquisa, foram selecionados 600 estudantes que tiveram de explicar se preferiam conviver com cães ou gatos, por qual motivo se dava tal escolha e quais qualidades mais admiravam nas espécies escolhidas.

O resultado mostrou que os cães ainda são as companhias preferidas de muitas pessoas: 60% dos entrevistados justificaram o favoritismo pelo fato de os cachorros serem os melhores amigos do homem, característica que mais chama atenção de muita gente. O grupo de amantes dos gatos é melhor, 11%, que apontou o carinho como principal característica. 29% dos participantes não manifestaram qualquer predileção.

O que se pode ser concluído através do estudo, segundo a psicóloga Denise Guastello, é que donos de cães são mais extrovertidos e fiéis a regras, uma vez que tendem a interagir mais com outras pessoas ao levarem seus animais para passear, além de obedecerem uma rotina diária nos cuidados com seus pets. Já os fãs de gatos seriam mais inteligentes e transgressores; para Guastello, criadores de gatos tendem a ser mais sensíveis e introvertidos, comportamento que exige a companhia de um animal que seja independente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo