Artigos

Os golfinhos terapeutas

Não é de hoje que o contato com a natureza e determinadas espécies de animais são enaltecidos e cientificamente comprovados como grandes aliados ao bem-estar dos seres humanos. Porém, é recente o tratamento de algumas doenças tendo nos animais o principal aliado na conquista de resultados extremamente positivos.

Localizado em Havana, o Aquário Nacional de Cuba realiza sessões de “golfinhoterapia” com crianças portadoras de doenças motoras e mentais.

golfinho

Acompanhadas de monitores, crianças alimentam, brincam e enchem os cetáceos de carinho, em troca os animais respondem movendo o focinho e as nadadeiras peitorais imitando palmas.

Com duração de 40 minutos cada sessão, são diversos os casos de visíveis melhorias nos quadros clínicos de diversas crianças que, além de superar algumas limitações, passaram a ser mais sociáveis. De acordo com a Amelia Vera, monitora do local, mais de 400 crianças com necessidades educativas especiais já receberam o tratamento, que começa com uma breve explicação sobre os golfinhos e é solicitado às crianças que desenhem o bichinho. Em seguida, o aluno é colocado sobre uma prancha e motivado pelos responsáveis a tentar se mexer sobre a água a fim de se aproximar do golfinho.

Assim que a etapa de socialização é feita, ela se torna cada vez mais intensa a ponto de, aos poucos, entraves superados.

Não são apenas os golfinhos que tem o privilégio de serem aliados no estabelecimento de um novo padrão de vida destas crianças, o local também utiliza outras animais como tartarugas, peixes, leões marinhos como aliados no desenvolvimento de uma nova forma de viver para os pacientes e familiares.

Artigo AnteriorPróximo Artigo