Artigos

Cerca de 200 mil cães e gatos estão abandonados em Manaus

O abandono de animais, infelizmente, não é um problema recente. Só no estado de Manaus, aproximadamente 200 mil cães e gatos vagam perdidos pelas ruas da cidade. De acordo com a secretária de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Kamila Amaral, esse número pode ser maior na capital e no interior.

caes_gatos_abandono2

Com o intuito de discutir políticas públicas de proteção aos animais, foi realizado neste mês, o 1º Seminário Estadual de Proteção Animal do Amazonas – que tem como objetivo reunir instituições públicas e a sociedade civil para discutir o tema.

Saskya Canizo, fundadora da ONG Compaixão Animal, conta que existem leis estaduais e municipal que não são cumpridas. “A proteção dos animais é amparada por diversas leis, como a regulamentação de canis. Deixar fezes de cachorro na rua é passível de multa, mas não existe ninguém para fiscalizar e isso continua acontecendo”, afirma Saskya.

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Francisco Zardo, explica que a instituição não consegue desempenhar sua principal função: a monitoração de doenças em questões de abandono de animais saudáveis. “A política do Ministério da Saúde para os unidades de vigilância de zoonoses diz que a questão do bem estar animal deve estar presente dentro das atividades cotidianas do centro, mas o CCZ não é um abrigo como as pessoas pensam”, complementa.

O Centro de Zoonoses realiza cerca de 400 castrações por mês. Segundo o diretor do órgão, o correto seria conseguir quatro mil procedimentos para se ter um resultado significativo no controle populacional dos animais.

Porém, para que isso aconteça é preciso a participação da sociedade. “Esses animais abandonados tiveram dono um dia, porém eles acham que podem deixar largar o animal na rua ou no CCZ porque não querem mais ou não têm condições de cuidar”, acrescentou Zardo.

O trabalho de vacinação antirábida na Zona Rural de Manaus foi feito por equipes que visitaram todas as casas para aplicação da vacina. A novidade é que os vacinadores farão o mesmo procedimento aos sábados, já que proprietários de sítios e fazendas estão no local apenas aos finais de semana.

Após completar a vacinação na área rural, o Centro de Controle de Zoonoses iniciou a campanha de vacinação em comunidades da área rural fluvial de Manaus, localizadas nos rios Negro e Amazonas, com uma equipe de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bioquímicos e assistentes sociais.

Artigo AnteriorPróximo Artigo