Artigos

Cemitério para animais – um lugar especial

A notícia do falecimento de um animal de estimação, considerado um membro da família é uma perda significativa para seus donos. E apesar de sempre querer o melhor para os seus pets, muitos donos não sabem quais os procedimentos iniciais para conseguir o enterro do animal.

gato_cemiterio

Há anos existem os cemitérios para animais, que além de oferecer o serviço de velório e enterro também tem a opção de crematório, um dos serviços mais procurados e um dos mais caros também.

Com o passar dos anos a procura pelo serviço tem aumentado bastante, os donos de animais de estimação estão cada vez mais preocupados em dar um final digno ao seu animal.

Existem diversas maneiras de providenciar a despedida do pet. Alguns cemitérios para animais oferecem a compra de jazigos, acompanhamento do sepultamento e algumas capelinhas onde os donos podem prestar as últimas homenagens.

Para os donos que optam pela cremação, é possível levar as cinzas dos animais ou colocá-las no jardim do cemitério, por exemplo, uma prática mais comum para donos de animais de estimação que optam pelo serviço. O valor do serviço pode variar dependendo da escolha dos donos.

A diversidade de animais de estimação é muito grande, por isso é importante verificar se o cemitério aceita animais além de gatos e cachorros. Existem exemplos de despedidas de animais como pássaros, papagaios, coelhos, tartarugas e muitos outros.

Por serem animais de pequeno porte a probabilidade do cemitério aceitar o enterro é maior, mas se você tem um cavalo como animal de estimação é recomendável consultar a administração do local antes.

Despedir-se de um animal de estimação é sempre uma situação muito triste e requer amparo de todos os familiares. É neste momento que precisamos de ajuda para levar o animal até o cemitério, mas alguns deles já oferecem serviços de ambulância para remoção. Eles levam o animal para o cemitério e cuidam dos procedimentos para o enterro ou cremação. Para o enterro não existem caixões para os animais. Normalmente a cova é forrada com um plástico e o animal é coberto com um lençol branco.

Sempre é importante lembrar a importância dos nossos animais de estimação e o quanto ainda podemos fazer por eles após a partida. Procure saber em sua cidade onde há cemitérios para animais e informe-se sobre valores e quais os procedimentos necessários, prazos, documentação e forma de pagamento e horário de funcionamento que pode variar durante os finais de semana. Divida essas informações com os seus familiares e amigos que podem ajudar outras pessoas ou amparar os amigos neste momento tão delicado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo