Artigos

Venus, a gatinha “duas caras”

venus_01

Nas última semanas, esta gatinha, batizada de Venus, tem dado o que falar. O motivo está na cara, literalmente: ela tem metade do rosto de cada cor, assim como os olhos.

Não é só a aparência do bichinho que surpreende, sua história também. Ainda recém-nascida, ela foi encontrada perambulando próximo à uma fazenda. Encantados com a beleza de Venus, os donos do local a adotaram.

O fascínio dos donos com a pelagem e os olhos de diferentes colorações fez com que uma página no Facebook fosse criada com o intuito de que animais que imagens de animais com a mesma condição genética de Venus fossem compartilhadas. Segundo os veterinários, a aparência incomum da gatinha tem uma explicação científica: ela possui o que os médicos veterinários classificam como hibridismo ou “gatos quimeras”.

venus_02

O quimerismo não é algo raro ou exclusivo dos gatos, outras espécies, como os cães também podem apresentar uma pelagem distinta. De acordo com cientistas, tal fenômeno acontece em decorrência da presença de dois tipos de DNA no mesmo animal, que ocorre por haver dois embriões fundidos no mesmo animal. Ou seja, seria como se Venus fosse seu próprio irmão gêmeo.

O material composto por dois grupos diferentes de células e que forma o embrião é o que justifica o hibridismo em animais, uma vez que cada população celular mantém suas características e, no caso de Venus, a pelagem e as cores de cada olho sejam distintas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo