Artigos

União de Vitória (PR) deve ganhar canil para animais abandonados

União de Vitória, localizada no sul do Paraná, é uma cidade que possui apenas uma ONG que abriga 250 animais, entre cães e gatos. canil_caes01

ng>Porém, cerca de 3 mil cachorros estão abandonados nas ruas, de acordo com o último Censo Animal realizado na cidade, em 2013.

O município ainda não tem um canil municipal e, dessa maneira, diversos bichos andam pelas ruas, sem proteção, correndo riscos e oferecendo perigo e incômodo aos cidadãos. “A pessoa pode ter um cachorro, mas desde que cuide em casa, né?”, afirma o aposentado José de Carvalho.

De acordo com o Departamento de Defesa e Proteção Animal, a prefeitura está castrando os animais para tentar diminuir o número de cães abandonados. “No ano passado, nós castramos mais de 280 cachorros. Para outros 30 animais, conseguimos lares definitivos”, explica a responsável pelo setor, Marlene Goulart. A prefeitura afirmou que deve construir um canil com capacidade para 30 animais até dezembro de 2014.

A ONG citada no começo do texto se chama Koala, que existe há mais de 20 anos e já abriga quase 250 animais, incluindo um macaco. “Seria bom se as pessoas adotassem, aí a gente teria novas vagas para animais doentes ou feridos”, explica a presidente da ONG, Walkiria Machado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo