Artigos

Por que o meu pet está mancando?

Dores, desconfortos e lesões podem surgir depois de caminhadas, passeios ou atividades mais intensas, onde o cão ou gato acabam por forçar ou machucar as patas. Estiramentos e torções, após exercícios físicos de longa duração, também. Se você notar que, depois dessas saídas, o seu pet estiver chorando e sentindo dores, é fundamental levá-lo ao veterinário para descobrir as prováveis causas.

Sem título

Elas podem ser momentâneas e fáceis de serem tratadas, como uma luxação ou uma pequena ferida, causada por uma pisada em um objeto cortante, ou serem problemas mais graves, nos ossos e músculos. Dê atenção especial às unhas: se elas crescerem muito, podem machucar. Se estiverem quebradas ou muito curtas, irão provocar dor.

Infecções na pele por parasitas ou carrapatos geram incômodo ao andar, fazendo com que o animal manque. Quedas e tombos, normalmente mais comuns em gatos, podem fazer com que o bicho tenha dificuldades ao andar.

Traumas e pancadas fortes podem ocasionar lesões graves e nem sempre percebidas pelos donos, por estarem escondidas por debaixo do pelo, por exemplo.

Se o pet estiver em uma idade avançada, atente-se a probabilidade de doenças mais comuns na velhice. Processos degenerativos, problemas de articulação, doenças na coluna, como o “bico de papagaio”, e artrites podem manifestar-se nesses casos. Condições como a displasia coxofemoral podem se tornar mais graves.

Tratamentos e medicações

Jamais dê medicações e antiinflamatórios por conta própria ao seu pet, sem prescrição médica – os remédios podem trazer ainda mais problemas e potencializar possíveis dores. O veterinário irá realizar exames clínicos, como o raio-x, para saber ao certo o que está acontecendo e indicar o melhor tratamento para cada caso.

O rompimento dos ligamentos e tendões, o deslocamento de ossos da patela e determinados cânceres podem prejudicar os ossos dos animais. A claudicação canina, ou o mancar, pode acontecer por inúmeras razões que envolvam dor e desconforto. Reduções na disposição do pet ao suportar o próprio peso do corpo sobre as patas, ou o enfraquecimento da mobilidade normal do corpo podem ser avaliado como claudicação.

Artigo AnteriorPróximo Artigo