Notícias

Parasita bloqueia medo de ratos por gatos

http://www.flickr.com/photos/lindenbaum/ - Protozoário faz com que os ratos percam o medo de gatosProtozoário faz com que os ratos percam o medo de gatos
Crédito: http://www.flickr.com/photos/lindenbaum/

As intermináveis disputas entre gatos e ratos podem estar perto do fim. Tudo por conta do protozoário Toxoplasma gondii. O parasita, que vive normalmente no estômago dos felinos, causa a atração do rato para o cheiro da urina do gato, facilitando as chances de ser capturado. A infecção dos ratos se dá pelo contato com fezes felinas contaminadas pelo protozoário.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Stanford, na Califórnia, Estados Unidos, o Toxoplasma consegue converter o medo dos ratos ao cheiro dos felinos. A alteração comportamental é bem específica, uma vez que ela não altera o olfato ou outros tipos de medo próprios aos roedores.

A provável explicação para a mudança no comportamento é a presença do Toxoplasma no sistema nervoso dos ratos infectados. O protozoário migra para a região da amígdala (um dos locais no cérebro aonde se localiza o circuito neuronal do medo). No órgão, são formados caroços que “bloqueiam” o medo.

Outro fato curioso sobre o protozoário é que um terço da população humana está contaminada pelo Toxoplasma gondii, o que explicaria a atração por felinos. Essa hipótese, contudo, é pouco provável, principalmente porque o efeito da “perda de medo” é específica a roedores.

Artigo AnteriorPróximo Artigo