Artigos

Tosa em cães: conheça os diferentes tipos

A tosa em cães não é importante apenas pela estética, mas sim pela higiene e saúde do cão. Além disso, a tosa periódica ajuda no controle de fungos, bactérias e parasitas que podem ser nocivos tanto para a saúde dele, quanto para a do seu dono.

tosa

Conheça alguns tipos de tosa:

Tosa bebê

É uma tosa que deixa o cão com a quantidade de pelos muito parecida com a de um filhote. É ideal para cães de pelagem longa, como Maltês, Shih Tzu, Yorkshire, entre outros. Os pelos ficam mais baixos com um ou dois dedos de comprimento e evita nós, facilitando para o dono que não dispõe de muito tempo para a escovação.

Tosa Higiênica

A tosa higiênica evita o acúmulo de sujeira, pois visa a limpeza de partes específicas do cão; a região genital, patas e barriga.
É imprescindível que a tosa higiênica seja feita por um profissional que a faça no comprimento correto para cada região e com os equipamentos recomendados, garantindo o bem-estar do seu cãozinho.

Tosa em Máquina

Não pense que a máquina usada para tosa é igual a que usamos para corte de cabelo. Ela é feita especialmente para tosar!
Essa técnica consiste em passar a máquina pelo corpo do cão, sempre em direção ao crescimento do pelo e é indicada para cães que tem seus pelos embolados com facilidade.

Tosa em Tesoura

Na tosa com tesoura não se usa a máquina em momento algum. Essa técnica é muito indicada para cães que, por ventura, tenham alergia às laminas das máquinas ou para aqueles que se incomodam muito com o barulho dela. Apesar de demorar mais do que a tosa com máquina, tosar com a tesoura garante um bom acabamento e deixa o pelo mais macio e natural.

É importante lembrar que independente do tipo de tosa que será feita, é sempre importante fazê-la com um profissional especializado. Assim você garante um bom resultado e a segurança do seu cãozinho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo