Artigos

Animais conseguem prever terremotos?

Sabe-se que os animais são mais sensíveis e sensitivos quando comparados aos humanos, isto é fato. Muitas pessoas chegam a afirmar que os bichos possuem um sexto sentido.

animais conseguem prever terremotos

Uma questão já muito levantada, e bastante polêmica, é se eles conseguem prever desastres naturais.

Explicação científica

Antes de ocorrer algum evento natural de grande escala, alterações acontecem na pressão do ar e infrassons são gerados no ambiente. Os animais sentem e ouvem estas oscilações.

O som é caracterizado por vibrações (variação de pressão) no ar. O ouvido humano é capaz de captar frequências entre 20Hz e 20,000Hz.

Os infrassons são sons com frequência inferior a 20Hz e captados pelos sismógrafos. Os cães e gatos são capazes de ouvir os infrassons.

O governo de Susaki, no Japão, começou a considerar o comportamento animal como evidência de grandes desastres.
O professor de engenharia termal e predição de terremotos do Instituto de Tecnologia em Atsugi, Naoyuki Yada, realizou a pesquisa da ligação do comportamento animal antes de abalos sísmicos.

Dois gatos foram monitorados com coleira pedômetra. Os bichanos apresentaram comportamento estranho e níveis alterados foram detectados pela coleira, dois dias antes de um terremoto de escala 9.0 ocorrer no nordeste do Japão.

Casos Intrigantes

Terremoto de 1975 na China

Cientistas chineses detectaram sinais precursores de um grande abalo. Enxames de pequenos terremotos, uma rápida deformação do solo, e diversos animais começaram a comportar-se de maneira estranha.

Isso foi suficiente para 1 milhão de pessoas abandonarem suas casas. Horas depois, um terremoto de escala 7.3 atingiu a cidade.

Terremoto de 1995 na cidade de Kobe

No dia 17 de janeiro, um cachorro usualmente dócil ficou por cerca de três horas cavando um buraco perto da cerca no jardim de sua casa. Horas depois, um terremoto abalou a cidade

Terremoto de 2001 na cidade de Seattle

No dia 28 de fevereiro, algumas horas antes do terremoto de escala 6.1, houve relatos de gatos escondendo-se e cães dóceis agitados.

Terremoto de 2009 na Califórnia

Sophie, uma cadela mistura das raças Labrador e Golden Retriever, antecipou-se 15 segundos antes do terremoto acontecer.

Confira o vídeo da Sophie:

Artigo AnteriorPróximo Artigo