Notícias

Começa a campanha de vacinação contra a raiva

05_comeca_a_campanhaLeve seu bichinho de estimação a um dos postos de vacinação disponibilizados pela Prefeitura de São Paulo
Crédito: laRuth

Não há mais desculpas para não vacinar o seu bichinho de estimação contra a raiva. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) montou mais de 1,9 mil postos por toda a cidade de São Paulo, que funcionarão até o dia 16 de agosto.

O objetivo da Campanha de Vacinação Contra a Raiva em Cães e Gatos é manter a raiva sob controle, condição conquistada há 26 anos no município de São Paulo.

Donos responsáveis devem levar seu cachorrinho e gatinho acima de três meses de idade, inclusive as fêmeas que estiverem amamentando, prenhes ou no cio, para tomar a vacina que é totalmente gratuita. Ela é aplicada com seringas e agulhas descartáveis. Após a vacinação o proprietário recebe um comprovante de vacinação do animal, que é válido por um ano. Animais doentes (com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, ou que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades) não podem ser vacinados.

A raiva é transmitida de animal para animal, e de animal para o ser humano, através de contato direto como mordidas, arranhões e lambidas de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados. Os animais domésticos, que naturalmente têm instinto para caçar, podem entrar em contato com morcegos contaminados, e dessa forma contrair a doença. A única maneira de prevenir a raiva humana em regiões urbanas é com a vacinação anual nos pets.

Consulte o site www.prefeitura.sp.gov.br/covisa, ou na Central 156, para descobrir a relação de postos, com locais e datas por região. A vacinação acontece das 9h às 17h.

Lembre-se: gatos devem ser levados em caixas apropriadas de transporte. Cães dóceis na coleira e na guia, e os mais bravos com focinheira para não oferecer risco a ninguém.

Artigo AnteriorPróximo Artigo