Notícias

Pets já desfrutam de próteses e aparelhos para os dentes

06_pets_ja_desfrutam_01O aparelho ortodôntico não é só coisa de adolescente, ele ajuda no tratamento odontológico em animais
Crédito: Divulgação/Odontovet

Cuidar da saúde bucal não é uma tarefa simples para o ser humano. Muitos sofrem com problemas dentários graves. Ir ao dentista todos os anos, escovar os dentes todos os dias, usar fio-dental são recomendações que nem sempre são seguidas pelas pessoas, agora imagine para os animais. Ao contrário do que todos pensam, os bichos necessitam de atenções redobradas quando o assunto é a boca.

Todos os animais precisam fazer uma avaliação odontológica, pelo menos, uma vez ao ano. “Alguns precisam de um acompanhamento semestral e às vezes até em intervalos menores. O ideal é que desde a primeira consulta para vacinação, os dentes sejam avaliados. Após este período de vacinação é importante acompanhar a troca dos dentes (4 a 7 meses de idade) e depois anualmente”, disse o dr. Herbert Corrêa, médico veterinário e mestre em cirurgia da clínica de odontologia animal, Odontovet.

Atualmente, a tecnologia encontrada em centros de odontologia animal no Brasil já é comparada a dos Estados Unidos, que é a referência para estudos na área.

E como saber que está na hora de levar seu animal a um centro desses? “Qualquer alteração na cavidade oral do animal deve ser avaliada por um médico veterinário especializado. Os sinais mais frequentes de que algo está errado são: mau hálito, inflamação na gengiva (vermelhidão e sangramento), presença de cálculo dental (tártaro), dificuldade em apreender ou mastigar os alimentos, passar a pata no focinho, esfregar o focinho no chão”, revela o dr. Alexandre Venceslau, médico veterinário da Clínica VetDent e ainda Sócio-Fundador da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (A.B.O.V.).

Talvez, a maior dificuldade de levar seu pet para um centro de odontologia veterinária seria o alto custo do tratamento. Mas para os dois veterinários entrevistados, a resposta foi a mesma: “O valor é muito aquém quando comparado ao tratamento equivalente em pacientes humanos”. Portanto, não há mais desculpas para deixar seu animal com os dentes em situações precárias.

06_pets_ja_desfrutam_02Ao contrário do que pensam, cuidar da saúde oral de seu cão sai muito mais em conta que seu dentista
Crédito: Divulgação/VetDent

Aparelhos e próteses

Para quem acha que o aparelho ortodôntico é coisa somente de adolescentes, está muito enganado. Hoje em dias, cães, gatos e até outros animais de estimação recebem esses objetos para auxiliar no tratamento dentário. “A finalidade do aparelho ortodôntico em animais é a correção de alguns problemas da arcada dentária dos mesmos. Estes problemas podem ser simples desvios dos dentes, até mesmo mal oclusões onde a mordida errada pode gerar desconforto, dor e até mesmo levar a problemas mais sérios”, disse o dr. Alexandre Venceslau.

A aparência e a função são as mesmas da do ser humano. “Existem casos parecidos com o dos seres humanos, mas em geral, a função de um tratamento ortodôntico é promover conforto, saúde e estética para o paciente”, afirma o dr. Herbert Corrêa. Porém, as idades variam: “em geral, os tratamentos são indicados a partir dos 5 ou 6 meses de vida, quando ocorre a troca dos dentes de leite pelos dentes permanentes. Em alguns pacientes, o tratamento pode começar bem antes disso”, continua.

A prótese dentária é muito usada em humanos, e pensar em, por exemplo, um cão com dente artificial seria maluquice? Não. “A prótese é aconselhada nos casos onde houve fratura dentária, com perda significativa da coroa. Ela serve tanto para devolver a funcionalidade do dente, como também proteger o remanescente dentário e o canal do dente (normalmente tratado nestes casos)”, revelou o dr. Alexandre Venceslau.

Dicas

Se você não se preocupa muito com a saúde bucal de seu animal, a dica é que você passe a se importar um pouco mais com isso. Um plano de manutenção e prevenção é muito recomendado. “Uma escovação dental diária, com uso de pastas e escovas específicas para animais, bem como a visita regular ao médico veterinário especializado, geralmente feita a cada ano. Com esses cuidados, o proprietário estará garantindo uma boa saúde oral ao seu animal, que reflete na saúde geral, além de proporcionar melhora considerável na qualidade de vida dele”, revelou o dr. Alexandre.

Para o dr. Herbert a prevenção começa em casa mesmo: “fornecer tiras de couro para mastigar ajudam a limpar os dentes. Outra dica é o uso de Aquadent, que é um produto a ser colocado na água de beber que ajuda no controle da placa bacteriana”.

Serviço

Odontovet – Centro Odontológico Veterinário
Local: Av. Magalhães de Castro, 12, São Paulo (Matriz)
Tel: (11) 3816-2450
E-mail: odontovet@odontovet.com
Site: www.odontovet.com

VetDent – Odontologia Veterinária
Tel: (11) 9745-5234
E-mail: vetdent@vetdent.com.br
Site: www.vetdent.com.br

Artigo AnteriorPróximo Artigo