Notícias

10 mil cachorros viram comida em festival chinês

Aconteceu no último dia 27, em Yulin, na China, um polêmico festival que levantou discussões ao redor do mundo em prol de mais de 10 mil cachorros servidos como comida.

Cães são vendidos durante festival em Yulin, na China (Foto: Chinatopix)
Cães são vendidos durante festival em Yulin, na China (Foto: Chinatopix)

Condenado por organizações protetoras de animais, milhares de internautas que pediram por meio de um abaixo-assinado o cancelamento da celebração, mas não obtiveram sucesso.

Um milhão de pessoas assinaram a petição no site Change.org pedindo por #stopyulin2015 (parem Yulin 2015).

No entanto, a festividade aconteceu normalmente no sábado. Os ativistas então partiram para ações individuais, como a chinesa de 65 anos gastou US$ 1.000 (equivalente a mais de R$ 3.000,00) para comprar levar 100 cachorros para casa, impedindo que eles fossem mortos para na comemoração.

O Festival de Carne de Cachorro de Yulin é uma tradição popular que teve início nos anos 90 e celebra o solstício de verão – dia mais longo do ano. A iguaria servida são os milhares de animais.

Carne vendida durante o evento
Carne vendida durante o evento

Para os ativistas, o festival gera o aumento dos roubos de cães de rua e domésticos e as várias denúncias de más condições dos canis onde são criados cachorros sacrificados no festival deixam claro o sofrimento ao qual os animais são submetidos.

Os contrários ao evento alegam ainda que consumo de carne de cão não faz bem para a saúde, enquanto os praticantes discordam.

Zhou Yusong, da Associação de Proteção de Pequenos Cães da China, uma das entidades que lideram os protestos diz que “matar cachorros por sua carne é algo cruel e um risco para quem a ingere, pois animais caçados podem estar doentes”.

Tradição

Apesar do consumo da carne de cachorro não ser ilegal na China, não existe consenso a respeito desta prática.

Muitos chineses demonstraram preocupação nas redes sociais pelo bem-estar dos animais sacrificados em Yulin. Já outros dizem que é preciso respeitar as tradições da província de Guangxi.

Os praticantes acusam as organizações ocidentais contrárias ao festival de hipócritas, afirmando que, na China, o consumo de carne de cachorro é tão normal quanto a carne de vaca em outros países.

Estudos mostram que o consumo de carne de cão na China cresceu nos últimos 30 anos, conforme o país enriqueceu, mas ainda é difícil achar esse tipo de comida no país.

Nas últimas semanas, entidades realizaram vigílias noturnas em cidades do norte do país para pedir a proibição do evento, mas a prefeitura da cidade, tentou se distanciar da celebração.

“A cidade nunca organizou oficialmente um ‘festival de carne de cachorro’“, disse o governo local no Sina Weibo, um tipo de Twitter chinês.

Artigo AnteriorPróximo Artigo