Notícias

Ser ou não ser vegetariano

14_ser_ou_naoVegetarianismo entre cães e gatos ainda é um assunto polêmico
Crédito: Randy Son of Robert

Não é novidade os benefícios de uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes para seres humanos, mas será que quando o assunto é a dieta de cães e gatos, o pensamento também é válido? E quanto a exclusão parcial ou total da carne, leite e seus derivados, como fazem os vegetarianos e vegans? É possível que seu pet tenha esse mesmo tipo de alimentação e se mantenha saudável?

De acordo com Mitika Kuribayashi Hagiwara, médica veterinária titular do Departamento de Clínica Médica da USP, a resposta é talvez, desde que haja o acompanhamento de um nutricionista e veterinário. Para ela, o ideal mesmo é alimentar cães e gatos apenas com ração, já que o alimento, se de boa qualidade, supre todas as necessidades do animal. A especialista explica, no entanto, que caso haja o desejo do dono de tornar o pet vegetariano, alguns cuidados devem ser tomados, especialmente com felinos. “O cão é onívoro, ou seja, pode se adaptar a diversos tipos de alimentos para obter os nutrientes essenciais para a sua saúde, logo, ele pode se tornar vegetariano. O que definitivamente não é válido para gatos. Os felinos são carnívoros essenciais e não suportariam uma dieta vegetariana.”

A necessidade dos gatos por carne está ligada principalmente a um importante aminoácido, a taurina. Ela é encontrada em tecidos animais, principalmente no coração, olhos e musculatura, preferencialmente na carne crua. A ingestão desse componente é de suma importância para a saúde cardiovascular e dos olhos, uma vez que o fígado dos gatos não consegue produzir taurina como faz o fígado do cão.

Vale lembrar, no entanto, que apesar de aceitarem a dieta vegetariana, não é uma tarefa simples introduzir a nova alimentação para cães, principalmente os adultos. Segundo a médica, o ideal é introduzir aos poucos o novo cardápio e sempre variar para que o animal se acostume com os novos sabores e cheiros. O tempo de transição é importante para que o sistema digestório do animal se acostume com a nova rotina de alimentos.

No mercado de rações ainda é novidade produtos 100% vegetais, mas é possível encontrar em grandes pets shop algumas opções, todas estrangeiras. O alimento é geralmente indicado para cães com intolerância a proteína animal e são famosos pelo baixo teor de sódio e alto grau de proteínas (em média 25%). Cães de origem oriental, como o Shar-pei, Chow Chow e Akita são os que mais sofrem com o problema, mas só devem recorrer à ração vegetal, após acompanhamento veterinário.

Vegans

O veganismo é uma versão extrema do vegetarianismo, ou seja, não tolera nenhuma forma de proteína animal, o que inclui o leite, ovos e seus derivados. Tamanha restrição no cardápio, para humanos, pode ser considerada pobre nutricionalmente, no caso de animais, é desaconselhado. O tema ainda é controverso, mas profissionais da área são praticamente unânimes ao afirmar que o veganismo seria arriscado para cães e gatos.

Dr. Richard Pitcairn PhD, veterinário vegetariano com experiência de 40 anos em clínica de cães e gatos e autor do livro “Dr. Pitcairn’s Complete Guide to Natural Health for Dogs & Cats”, explica em sua obra que as pessoas podem viver bem com uma dieta vegan cuidadosamente elaborada, mas que “não a recomendaria para cães – e muito menos para os gatos. “Observo que na maioria das vezes os problemas tendem a aparecer quando os proprietários excluem da dieta todo e qualquer alimento de origem animal, incluindo ovos, leite e seus derivados.”

Artigo AnteriorPróximo Artigo