Notícias

Hamster, a mais nova sensação entre os pets

15_hamster_a_mais_01Além de muito esperto, o hamster é uma ótima companhia e não necessita de muito espaço
Crédito: Annia316 / Flickr

As telas dos cinemas, recentemente foram invadidas por esses graciosos roedores. E agora eles são também a mais nova sensação nos lares brasileiros, no quesito pets. No filme “Força G”, três porquinhos-da-índa e uma toupeira são agentes secretos. Em “Ratatouille”, o ratinho Remy enche de graça a cozinha de um restaurante fino em Paris. Mas é no filme “Bolt – Supercão” que Rhino, um hamster muito esperto, mostra sua simpatia dentro de uma bola inflável.

De hábitos noturnos, os animais dormem o dia inteiro praticamente, e aproveitam a noite para se divertir correndo de um lado para o outro na gaiola. Eles também são engraçados e graciosos, como quando seguram o alimento com as duas patas dianteiras, praticamente como seres humanos. Apesar de seus truques, o hamster necessita de cuidados básicos como qualquer outro animal, e também é indispensável a visita ao médico veterinário.

15_hamster_a_mais_02Há muitos pontos a serem questionados antes da compra do animal
Crédito: Yukari

Para saber mais sobre os hamsters, a PetMag entrevistou o médico veterinário André Grespan, especialista em animais silvestres, e dono da Clínica Wild Vet. Veja a seguir as dicas dadas pelo médico sobre como cuidar desses animais, e como adquirir seu mais novo amigo.

Local para viver

Não é aconselhável manter um hamster solto e sem supervisão. Eles podem danificar móveis, roer fios e até se machucar. Quando não tiver ninguém por perto dessas criaturinhas, recomenda-se o uso de gaiolas. “Não há segredos na gaiola destes animais, porém é bom seguir algumas dicas para tornar o lar do seu amiguinho mais agradável e lúdico”, disse o Dr. André Grespan. “Em primeiro lugar, não importa o tipo da gaiola, esta deverá ser sempre mantida em local fresco, longe de exposição direta ao sol, de correntes de ar e de fontes de calor”. Os tipos de gaiolas são:

  • Gaiola de arame

Gaiolas mais comuns e as mais baratas. Muitas têm mais de um andar, com escadas, escorregadores e pontes. A maioria apresenta uma rodinha de exercício. Algumas contêm uma bacia de plástico, presa à gaiola por grampos, e que fica a alguns centímetros acima da base da gaiola. Esse é um item interessante, porque evita que a serragem da gaiola caia no chão e suje o mesmo. Dê preferência para gaiolas tratadas com pintura epóxi que evita a intoxicação do animal por metais pesados ou tintura da gaiola.

  • Aquário

Os aquários de vidro são ótimos para observar os animais, porém são um pouco difíceis de limpar em razão de seu peso. Já os de plástico podem ficar foscos e roídos ao longo do tempo, sendo a opção ideal apenas para hamsters gestantes, lactantes e filhotes. O problema desse tipo de habitat é como prender a garrafinha de água, nesse caso, deve-se usar um pequeno pote com água. Lembre-se de tampar bem os aquários, é melhor por uma proteção para evitar que os hamsters escapem por cima. As tampas obrigatoriamente devem conter buracos para ventilação.

  • Gaiola de plástico com tubos

Cuidados especiais com hamsters sírios que, devido ao seu tamanho, podem ficar presos nos tubos. Porém, mesmo assim é uma escolha interessante, geralmente são fáceis de limpar por conter muitos repartimentos. É necessário haver um compartimento maior, em que haja espaço para o hamster correr mais à vontade.

Alimentação

Esses animais são muito fáceis de se alimentar. “A dieta dos hamsters é basicamente simples. Envolve vários tipos de sementes apenas, mas, como após um ano de vida o hamster pode desenvolver amiloidose hepática (problemas hepáticos), a alimentação de qualidade é um fator importante”, avisa Grespan.

Os roedores podem ser tratados com vários tipos de ração. Uma delas é a ração de sementes: que inclui milho, amendoim, trigo, ervilha, aveia, alpiste, semente de girassol, abóbora e outros grãos secos. Algumas também contêm suplementos vitamínicos, frutas secas em pequenas doses, como passas, banana, uva. “Esse tipo de ração deve ser sempre de ótima qualidade, visto que problemas com fungos em sementes são comuns no Brasil”. Outra dica do veterinário é que deve-se também evitar comprar este tipo de ração a granel, pois como estão expostas a luz e a umidade do ambiente, a probabilidade de fungos se torna ainda maior.

Rações peletizadas sem sementes também ajudam na alimentação. “São rações que não apresentam nenhum tipo de semente em sua composição. Este tipo de ração se torna muito atrativa no ponto de vista da saúde do animal, pois não contêm a presença de toxinas fúngicas e são totalmente balanceadas, não sendo necessário a presença de semente. Porém, frutas e legumes sempre podem acompanhar”, indica o especialista.

Vegetais e frutas são outra dica importante. Cenoura, couve, couve-flor, brócolis e frutas como maçã, uva e outras, são uma grande fonte de fibras, vitaminas e ainda contêm uma grande quantindade de água. “É preciso sempre tomar alguns cuidados, como, por exemplo lavar bem os vegetais e frutas e sempre ser dados crus, para não perder as vitaminas.

Um item indispensável para a saúde do hamster (e de qualquer ser vivo) é a água. O Dr. André avisa: “a quantidade ingerida varia em função da época do ano, da idade do animal e da quantidade de vegetais na dieta. Oferecer frutas e legumes em abundância não implica na retirada da água da dieta básica do hamster”. E sempre use água filtrada ou mineral.

Pedra Mineral e vitaminas também podem contribuir para uma vida saudável. “A pedra mineral é uma excelente fonte de cálcio e deve sempre estar disponível na gaiola do seu hamster, principalmente para fêmeas grávidas ou em lactação. Já as vitaminas, existem complexos exclusivos para roedores, estes são adicionados na água e podem ser oferecidos com frequência”, explica Grespan.

Saúde

Os hamsters são animais fortes e raramente apresentam alguma enfermidade. Mas, se submetidos a estresse, dieta desequilibrada ou uma habitação precária, pode vir a apresentar algumas doenças. Além de ter predisposição para apresentar tumores.

As doenças mais comuns são: perda de pelo (esse quesito pode ser sinal de várias doenças, portanto fique atento quando o hamster apresentar esse sintoma), resfriado e salivação (pode ser o indício de pneumonia), desnutrição (muito cuidado com as sementes de girassol, elas contêm muita gordura e pouca vitamina, levando à desnutrição do animal), diarréia (problema muito comum e grave. Evite comidas caseiras ou com as quais o animal não está acostumado).

Outro ponto a ser lembrado é que, os dentes crescem sem parar, por isso eles necessitam sempre estar roendo algum brinquedinho.

Higiene

A limpeza da gaiola é muito importante para a saúde do hamster, mas varia de acordo com o tamanho da gaiola. Geralmente, uma vez a cada três dias é o suficiente para o animal ter ótimas condições de moradia. Não é aconselhável o uso de produtos químicos na limpeza e evitar areia de gato no fundo da gaiola, optando por serragem.

“Os recipientes de comida e água devem ser limpos com esponja e sabão e devem ser muito bem enxaguados em água limpa e corrente. Na gaiola, rodinhas e demais acessórios, pode-se usar sabão neutro, contanto que enxágue bastante. Os hamster se irritam facilmente com os produtos de limpeza”, esclarece o Dr. André Grespan.

Quanto a vacinação, o hamster fica livre. Não é necessário nenhum tipo de cuidado nesta parte, nem mesmo contra a raiva. Já a vermifugação, é analisada pelo exames de fezes, se conter vermes, é necessário o medicamento receitado por um especialista.

Cuidados antes da compra

Esses animais são fáceis de serem encontrados nos pet shops, mas, tome alguns cuidados antes da compra, para não se arrepender depois. Esses sãos os indícios de que o animal não está em ótimas condições de saúde:

  • Mudanças na disposição (letargia e diminuição ou perda de apetite);
  • Mudanças na cor, consistência e/ou tamanho das fezes (as normais são firmes, ovais a redondas e de tamanho uniforme e a cor varia de esverdeado a marrom-escuro);
  • Perda de equilíbrio, secreção nos olhos, nasal ou bucal e dificuldade de respiração.
  • Se o animal come pouco
  • Exemplares muito quietos
  • Fezes muito finas e duras, ou muito mole ou ausência das mesmas
  • Espasmos e/ou cai de lado
  • Não reage ao toque.
  • Sangramentos perceptíveis pelo ânus, uretra ou vagina.

Agora que você já sabe como cuidar bem do seu hamster, já está na hora de correr para pet shop mais próxima e adquirir esse animal. Lembrando, os hamsters são considerados animais domésticos, podendo ser comprados em qualquer pet shop sem maiores problemas ou condições do Ibama. Porém, além de domésticos, são animais exóticos (que não existem naturalmente no Brasil) por isso muito cuidado para não deixá-los soltos pelas ruas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments