Notícias

Inteligência é relevante para encontrar fêmeas melhores entre aves

22_inteligencia_e_relevanteA plumagem negra azulada é característica exclusiva dos machos, e é um dos atrativos da espécie
Crédito: Wikimedia Commons

Não é apenas entre humanos que a inteligência é uma característica relevante para se sociabilizar. Uma pesquisa recente publicada na revista científica Animal Behaviour revelou que os Pássaros-cetim (Ptilonorhynchus violaceus) que se mostraram mais inteligentes atraem um número maior de parceiras. Mais do que isso, os animais com maior grau de inteligência também foram aqueles que mais procriaram com fêmeas diferentes.

O estudo foi elaborado por cientistas da Universidade de Maryland, na Austrália, e foi constituído por uma série de testes cognitivos realizado com machos da espécie. O objetivo era avaliar a capacidade dos animais de resolver problemas.

Habitante das florestas ao sul de Brisbrane, o Pássaro-cetim é famoso por seu complexo sistema de cortejar as fêmeas, também aplicável na construção de seus ninhos, muito bem elaborados. Curiosamente, cabe aos machos construírem um ninho “bonitinho” para atrair as fêmeas da espécie.

Este é o primeiro estudo a mostrar a relação entre a inteligência de pássaros e seu desempenho sexual.

Artigo AnteriorPróximo Artigo