Notícias

Conheça 8 mitos sobre os Pitbulls

Algumas raças levam consigo um preconceito muito forte. É o caso dos Rottweilers, Dobermans e dos Pitbulls, que acabam sendo acusados de serem agressivos e perigosos, porém, muitas vezes, só não são compreendidos.

Para acabar de vez com o preconceito com os Pitbulls, reunimos oito mitos sobre a raça que acabaram se espalhando por aí.

Reprodução/planeaanimal.com
Pitbulls podem ser dóceis e carinhosos, servindo inclusive como babás.
  1. Pitbulls possuem “travas” nas mandíbulas.
  2. As mandíbulas dos Pitbulls são essencialmente iguais as de todas as outras raças, segundo o Dr. Lerh Brisbin da Universidade da Geórgia. O que trouxe o mito é resistência muscular do cão, que pode se manter mordendo um objeto por horas.

  3. Pitbulls mastigam a “presa” com os dentes de trás, enquanto a prendem com os dentes da frente.

  4. Como citado no mito anterior, a mandíbula do Pitbull é essencialmente a mesma de um Shih Tzu. Um dos motivos da lenda ter sido criada pode ser a força dos músculos da mandíbula do animal, que é superior às raças pequenas, mas não há nenhum indício de super poderes na mordida!

  5. Eles não sentem dor.

  6. Os Pitbulls têm um sistema nervoso tão complexo como o de qualquer outra raça. O que acontece é que esta raça é mais “teimosa” e tende a ignorar a dor. Salientamos: não teste seu bichinho apenas para saber até onde ele aguenta. Eles são sensíveis e merecem todo o carinho do mundo!

  7. A mordida do Pitbull é a mais forte entre todas as raças.

  8. Os testes para medir a força da mordida nunca foram precisos, já que é difícil saber se um cão está mordendo o aparelho de testes com toda sua força. Além disso, o tamanho do animal pode variar apesar da raça, então um Bulldog grande pode ter uma mordida mais forte do que um Pitbull pequeno. Porém, estudos indicam que as mordidas mais fortes são dos Rotweillers, Fila Brasileiro e Mastim Inglês.

    Reprodução/mascotarios.org
    Alguns Pitbulls são treinados para brigas e incentivados a serem violentos, o que gera confusão com o comportamento da raça.
  9. Pitbulls são mais violentos do que outras raças.
  10. Estas são estatísticas difíceis de se obter com precisão. Sabe-se que existem muitas raças mais estressadas, que atacam com menos motivos. O que causa esta confusão são os efeitos deste ataque, já que ataques de Chihuahuas não costumam aparecer no noticiário. Os Pitbulls, por serem mais fortes, acabam machucando mais as vítimas, mas isto não mostra que eles são agressivos, já que muitos donos de Pitbulls dizem ser uma raça muito dócil e carinhosa, sendo usados como babá em muitos lugares do mundo.

  11. O cérebro do Pitbull é grande demais para seu crânio, o que estressa o cão.
  12. Antes da popularização da raça, o mesmo mito era reproduzido sobre os Doberman, porém nunca foi comprovado, mesmo após vários testes com ambas as raças.

  13. Pitbulls atacam seus próprios donos.
  14. Como qualquer animal, os Pitbulls não possuem nenhum comportamento sem motivo. Todas as suas ações são baseadas em instintos. Se qualquer cão ataca seu dono, o motivo pode ser medo de maus tratos, alguma doença, estresse excessivo ou confusão. Além disso, eles costumam dar “avisos” de que não estão satisfeitos com a situação. Rosnados e latidos não devem ser ignorados nestes casos e nos casos de nenhuma outra raça!

  15. Pitbulls são ótimos para lutas entre cães.
  16. Não. Cães não devem ser criados para brigas intencionais em nenhuma hipótese. O Pitbull tem essa fama por ser um cão muito determinado e acaba brigando com outros cães por ser obrigado a fazer isto, mas no fundo eles são cães dóceis e carinhosos e existem outras mil coisas em que eles são ótimos. Se você conhece alguém que cria seus cães com intuito de participar em brigas, chame imediatamente a polícia, pois a lei está do lado de quem ama os animais!

Fonte: PetNews&Views

Artigo AnteriorPróximo Artigo