Notícias

O senador que amava os animais

28_o_senador_queNo dia 21 de abril, o senador Ted Kennedy e sua esposa Vicki cumprimentam Bo no Salão Oval da Casa Branca
Crédito: Pete Souza / Casa Branca

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, milhões de norte-americanos prestam as últimas homenagens ao senador Edward Kennedy, que será enterrado no sábado, 29 de agosto, no Cemitério Nacional de Arlington, na Virgínia, próximo ao túmulo de seu irmão Robert e do ex-presidente John F. Kennedy. O “leão do Senado” não resistiu ao câncer cerebral e faleceu na terça-feira, 26 de agosto, aos 77 anos.

O caçula do clã Kennedy teve vida longa no Senado. Passou por dez presidentes e, de acordo com a imprensa norte-americana, desde o fim da década de 60, as mais de 2,5 mil leis sociais têm um toque de Ted, como era carinhosamente chamado. Além das políticas sociais, foi voz ativa contra o Apartheid na África do Sul, a ditadura no Chile, a guerra do Vietnã, e se orgulhava ao dizer que seu melhor voto no senado foi contra a invasão no Iraque.

Mas por que a PetMag está abordando a morte do senador norte-americano? Poucos sabem, mas Ted Kennedy era apaixonado por animais. Principalmente pela raça Cão d’Água Português, cujo exemplar mais famoso é Bo, o “primeiro-cão” que virou xodó na Casa Branca, e foi presente do senador para as filhas do presidente Barack Obama.

De acordo com o “Los Angeles Times”, o presidente e CEO do Humane Society of the United States, Wayne Pacelle, disse que durante anos Edward foi um grande aliado em diferentes legislaturas em prol de animais de companhia, de grande porte, de pesquisas e silvestres. Pacelle ainda declarou que Ted Kennedy foi muito prestativo no parágrafo da legislação do bem-estar animal, incluindo leis que derrubaram as rinhas de cães e galos, protegeu cavalos e animais de grande porte, e livrou chimpanzés de laboratórios de pesquisa, mandando-os para santuários.

Mas os queridinhos do coração do senador do Massachusetts eram os cães Sunny e Splash. Em uma entrevista ao “Boston Globe”, Ted destacou que Splash teve a oportunidade de conhecer o cantor Elton John. E continuou: “Splah também ganhou um osso do presidente Bush. Ele deu este pedaço de couro em forma de osso e escreveu ‘De Barney para Splash”. O senador ainda relatou que o Cão d’Água Português o acompanhou em todas as audições, deitado sob a mesa, e em coletivas de imprensa. “Ele também ama longas viagens de barco. Ele poderia navegar o dia inteiro”.

A devoção de Kennedy à Splash e Sunny era tamanha que o estimulou a escrever um livro para crianças, fazendo de Sunny um cão narrador. Intitulado “My Senator and Me: A Dog’s Eve View of Washington, D.C.”, a obra é uma introdução ao processo político dirigido para crianças do ensino básico.

Desde terça-feira,25 de agosto, milhões de norte-americanos e a família Kennedy estão em luto e lamentam a morte do senador que amava os animais. Splash e Sunny também.

Artigo AnteriorPróximo Artigo