Artigos

Como saber se seu cão precisa usar aparelho nos dentes?

Você costuma olhar a dentição do seu cãozinho? Pois saiba que este item deve entrar para o checklist de cuidados com o seu animal, já que cachorros podem desenvolver problemas dentários que pedem a utilização de aparelhos ortodônticos. Sim, um sorriso metálico na boca do seu cachorro!

Assim como acontece com a gente, os cachorros podem precisar utilizar o aparelho para corrigir problemas estéticos ou traumas mais graves que prejudicariam a saúde do animal.

Reprodução/Facebook/Harborfront Hospital for Animals
Cãozinho com aparelho para corrigir a dentição.

Muitos cães têm dificuldade de se alimentar por causa de problemas na dentição. Para o veterinário Alexandre Venceslau, proprietário da VetDent, os donos podem ajudar a identificar o problema. “Nem sempre é fácil para o proprietário perceber as alterações, mas passar a pata na boca ou esfregar o focinho no chão pode indicar a necessidade de tratamento”, diz.

A alternativa em alguns casos é o aparelho ortodôntico. Os pacientes que mais necessitam de tratamento são aqueles que apresentam algum tipo de desvio dentário, causando ferimentos nos tecidos moles (gengiva, língua, lábios e céu da boca). Ou ainda aqueles com dificuldade em mastigar ou apreender o alimento. Muitos tutores procuram pela terapia ortodôntica apenas por questões estéticas também.

Qualidade de vida e manutenção

O uso do aparelho não compromete a qualidade de vida do animal, mas é importante consultar se o pet está apto a recebê-lo, destaca Venceslau. “Pacientes que mordem tudo devem ser avaliados quanto a real necessidade do tratamento bem como a sua viabilidade”, explica.

E os donos também não ficam de fora: eles são avaliados, já que o tratamento exige um alto grau de comprometimento para realizar a manutenção.

Reprodução/Facebook/Harborfront Hospital for Animals
Dentista colocando aparelho em cão.

Tipos de aparelhos

Os tipos de aparelho disponíveis no mercado são basicamente dois: os expansores e os retratores. “Os aparelhos são fixos para não haver o risco do animal perder ou até mesmo engolir a estrutura. Eles são feitos de diferentes materiais [acrílico, resina, metal etc.] e levam braquetes e botões com elástico, assim como na odontologia humana”, conta o dono da VetDent.

Vale a pena ficar de olho no comportamento do seu animal e, nas consultas periódicas com veterinário, questionar sobre eventuais comportamentos e necessidades do seu pet.

Artigo AnteriorPróximo Artigo