Artigos

Cão ajuda a detectar nível de açúcar de garotinho diabético

Já falamos por aqui da incrível capacidade canina de detectar mudanças na saúde de seu tutor. De câncer até gravidez, a sensibilidade dos cães para perceber o que acontece ao seu redor é surpreendente. O caso de Luke é mais uma prova de quão especiais nossos melhores amigos são.

O garotinho tem apenas sete anos, mas há cinco convive com diabetes tipo 1, o que representa um risco constante para sua saúde. Seu corpo não controla adequadamente os níveis de açúcar no sangue e, para mantê-los dentro da faixa normal, é preciso um acompanhamento frequente.

Reprodução/Animais Sensacionais
Jedi alerta de seis a oito vezes por dia como está a saúde de Luke.

A mãe de Luke, Dorrie Nuttal, contou ao site The Dodo que, ao receber o diagnóstico, a vida de toda a família mudou.

“O médico nos disse o que precisávamos fazer para cuidar dele. Começamos a pesquisar tudo o que poderíamos encontrar para ajudá-lo e providenciamos todos os equipamentos possíveis para monitorá-lo, mas queríamos algo para nos ajudar ainda mais”, disse Dorrie.

Ao buscar auxílio para cuidar da saúde do menino, encontraram cães especializados na detecção de diabetes. Após alguns problemas iniciais, Dorrie encontrou um grupo local que ajuda no treinamento desses cães. Através do olfato, o animal é capaz de perceber se o nível de açúcar no sangue está muito alto ou baixo, o que permite que a medicação possa ser administrada no momento correto.

Reprodução/Animais Sensacionais
Jedi alerta de seis a oito vezes por dia como está a saúde de Luke.

Assim, o cão Jedi entrou para a família de Luke. Embora o treinamento não tenha sido uma tarefa fácil, o cão provou que é capaz de aprender quando o menino precisa de atenção.

“Quando o açúcar no sangue está alto ou baixo, Jedi me alerta”, contou Dorrie. “Então vamos verificar Luke e, dependendo do que vemos, nós recompensamos Jedi. Ele ama fazer alertas, porque isso significa receber guloseimas.”, disse.

Embora a criança possua um equipamento de monitoração para manter o controle de seus níveis de açúcar no sangue, os sentidos aguçados do cão são muitas vezes os primeiros a detectar um problema. Segundo Dorrie, ele alerta de seis a oito vezes por dia sobre a saúde de Luke. “Jedi o mantém seguro. Ele é inestimável para nós”, declarou.

Reprodução/Animais Sensacionais
Mais que ajudar na saúde de Luke, Jedi é seu melhor amigo.

A capacidade que Jedi possui para ajudar a manter o corpo de Luke saudável é apenas um de seus papéis importantes. O outro é simplesmente estar ao lado do menino e ser seu melhor amigo. E isso ele também faz muito bem.

Fonte: Animais Sensacionais e The Dodo

Artigo AnteriorPróximo Artigo