Notícias

Rio de Janeiro abrigará o maior aquário marinho da América Latina

02_rio_de_janeiro_abrigaraAquario promete abrigar 12 mil animais marinhos e receber a visita de 1,5 milhão de pessoas anualmente
Crédito: Divulgação

O projeto Porto Maravilha, que visa revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro, contará com uma atração para lá de especial. Trata-se do AquaRio, um aquário de proporções e parâmetros internacionais, e que promete movimentar o turismo na cidade. O contrato de patrocínio foi assinado na terça-feira, 1º de setembro, pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes.

“A Zona Portuária está recebendo altos investimentos do poder público e a iniciativa privada já vem demonstrando interesse na área. O Aquário tem tudo a ver com o Rio, é a cara dos cariocas”, aposta o prefeito.

O empreendimento, que será inaugurado em agosto de 2012, tem como um de seus patrocinadores a Coca-Cola e foi idealizado por Marcelo Szpilman, referência em biologia marinha no País e diretor-presidente do AquaRio. A ideia é fazer do aquário o maior da América Latina. Com 27 mil metros quadrados de área construída, terá 12 mil animais marinhos, de 400 diferentes espécies, inseridos em um ambiente capaz de conter mais de cinco milhões de litros de água.

A novidade será uma das grandes apostas para o turismo local. O projeto prevê, além das grandes atrações marinhas, diversas atividades de entretenimento, como, por exemplo, um complexo que reproduz os biomas da Amazônia e do Pantanal, um museu marinho, um centro de convenções, restaurantes e lojas. A estimativa de público anual é de 1,5 milhão de pessoas.

Para Marcelo Szpilman, o AquaRio expandirá a proposta original para além de um empreendimento voltado apenas para o entretenimento. “É um projeto grandioso que não se limita ao aquário e toda a parte de lazer, mas envolve também conservação da biodiversidade, educação ambiental, pesquisas científicas e recuperação de animais marinhos, ressalta.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments