Notícias

Estudo revela os três genes responsáveis pela pelagem de cães

04_estudo_revela_osO pelo liso e comprido do animal é determinado pelos mesmos três genes que aparecem em 95% dos cães
Crédito: John Haslam

Apesar das mais de 300 raças diferentes de cães, com seus diversos tamanhos, variações de cor e pelagem, uma pesquisa publicada na revista Science revelou que a chave para os padrões de pelo está em apenas três genes. Para chegar a tal constatação, os cientistas Edouard Cadieu e Elaine A. Ostrander, do Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano e outros colegas analisaram as diferenças genéticas entre as raças que possuem mais de um tipo de pelo como o Chihuahua, por exemplo.

Na primeira parte do processo foram estudados cerca de 900 cães, representantes de 80 raças diferentes. Os resultados foram surpreendentes. Os pesquisadores conseguiram identificar parte do DNA dos cães, que se mostrou semelhante em três genes ligados ao comprimento do pelo, à ondulação e ao padrão de crescimento (sobrancelhas espessas, barbas e outras características).

Em um segundo momento, os cientistas procuraram esses três pontos nos genes de outros 662 cães, representantes de outras 108 raças de tipagem de pelo distintas. Eles descobriram que a presença das mutações, ou sua ausência, era responsável pela variação no pelo em 95% das raças. Apenas alguns exemplares, como os galgos afegãos, não podem ser explicados por esses genes.

A descoberta revelou que a complexidade da genética nos cães é menor do que se imaginava. Vale lembrar também que o objetivo final da pesquisa é usar o mesmo tipo de técnica de comparação de genes para descobrir como eles se combinam para causar doenças em humanos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments