Estados Unidos, Notícias

NY inaugura abrigo pet-friendly para vítimas de violência doméstica

O Instituto de Recursos Urbanos (URI), o maior provedor de serviços para vítimas de violência doméstica nos Estados Unidos, inaugurou o primeiro abrigo a aceitar animais de estimação.

“Antes do lançamento do Programa de Pessoas e Animais com Segurança (PALS) da URI em 2013, não havia abrigos para violência doméstica na cidade de Nova York que aceitassem animais de estimação. A URI reconheceu essa necessidade como um obstáculo às pessoas que buscam recursos para deixar sua família segura. Entendemos que nenhum indivíduo deveria ter que fazer uma escolha difícil entre sua própria segurança e deixar um animal amado para trás”, disse o presidente e CEO da URI, Nathaniel Fields.

Cada apartamento no abrigo do Brooklyn, chamado PALS Place, é projetado para ser um espaço de convivência para as vítimas e seus animais de estimação, assim as famílias nunca mais ficarão separadas de seus integrantes de quatro patas. Todos os espaços do PALS Place usam materiais e móveis pet-friendly também. O abrigo também inclui uma área de recreação ao ar livre para animais de estimação.

A URI também adaptou cinco de seus abrigos para receber animais de estimação. Em todos eles, famílias com pets recebem kits de boas-vindas com tudo o que os peludos precisam: alimentos, coleiras, saquinhos para recolher necessidades e brinquedos. Atualmente, a entidade tem mais de 100 apartamentos em Nova York, onde sobreviventes de abusos domésticos e seus pets podem viver juntos. Ao todo, são 92 famílias, 153 crianças e 130 pets, entre eles: 65 gatos, 45 cães, 9 tartarugas, 4 pequenos animais, 4 pássaros e 2 répteis.

Segundo a URI, quase 50% das vítimas de violência doméstica permanecem em situações de abuso porque estão preocupadas com o que aconteceria se deixassem seus animais de estimação para trás. Infelizmente, 70% dos pets que vivem em lares agressivos são prejudicados. Uma vez que apenas 3% dos abrigos de violência doméstica dos Estados Unidos permitem animais de estimação, as vítimas muitas vezes não têm outra opção senão voltar a casa ou abandonar os seus animais de estimação no lar agressivo.

“Com o programa em andamento, a URI espera aumentar a conscientização sobre a conexão entre violência doméstica e animais de estimação, dando força a um movimento nacional para criar abrigos mais flexíveis que autorizem a presença de pets”, finaliza Fields.

Com mais abrigos que aceitam animais de estimação, os sobreviventes de abusos domésticos poderão se beneficiar do apoio que um pet oferece, especialmente em momentos de estresse emocional.

“O Programa PALS não só permite que sobreviventes e animais de estimação permaneçam juntos durante um período crítico de transição, mas também aproveita o valor terapêutico destes companheiros para melhorar a saúde e o bem-estar dos humanos. Pesquisas sugerem que a presença de animais de estimação pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea e a fadiga, além de aumentar a presença de hormônios do bem-estar, criando uma sensação de calma ”, acrescenta Fields.

Artigo AnteriorPróximo Artigo