Notícias

Ioga para cães ganha adeptos pelo mundo

05_ioga_para_caesSuzi e Coali durante uma sessão de Doga
Crédito: Divulgação

Coali é um Cocker Spaniel nada comum. Ele é praticante de Doga, termo que remete à Ioga, só que para cães. A adaptação foi desenvolvida por sua dona, a instrutora norte-americana Suzy Teitelman em Nova York, e tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo. Trata-se dos mesmos exercícios de respiração e postura já conhecidos na técnica milenar, com a diferença que são realizados com o dono e seu cão.

Em seu site pessoal (www.dogadog.com) a instrutora explica os benefícios da prática, principalmente para os animais, que passam a dormir melhor e são mais fortes fisicamente também. Ela acredita que as mesmas razões que levam o ser humano a praticar Ioga também se aplicam aos cães, que se sentem mais energizados com a vantagem de fortalecer os ossos.

Em uma típica aula de Suzy, ela costuma pedir que dono e cão fiquem sentados no colchão e alinhem suas colunas. Depois dos exercícios de respiração, começam as posições. Vale lembrar que o auxílio do dono é fundamental para que as técnicas possam ser realizadas por ambos. Segundo a instrutora, cães nasceram para praticar Doga, já que adoram sonorizar o famoso Om, som universal invocado no início das sessões de Ioga.

O tema tem chamado tanto a atenção dos amantes de pets, que a instrutora de Ioga Jennifer Brillant resolveu publicar um livro sobre o tema: Doga – Yoga for Dogs (www.amazon.com/Doga-Yoga-Dogs-Jennifer-Brilliant/dp/0811841677). A autora tem mais de 20 anos de experiência na área, e seu trabalho com cães começou a partir de observações feitas baseadas no relacionamento entre seu marido e seu cachorro, um Wheaton Terrier. A autora acredita que um dos principais benefícios do Doga é a cumplicidade que passa a existir entre dono e animal.

Para os interessados, apesar do livro ainda não ter sido traduzido para o português e os vídeos em DVD de Suzi não estarem à venda no Brasil, no Youtube existem alguns exercícios básicos de Doga. Confira alguns a seguir.

Artigo AnteriorPróximo Artigo