Notícias

Adestrando seres humanos

Amy Sutherland é uma mulher nada convencional. Depois de escrever um artigo sobre a experiência de aplicar técnicas de adestramento de animais no marido, a jornalista ganhou notoriedade, vendeu sua história para Hollywood e provou que seres humanos e bichos são mais parecidos do que se imaginava. Em entrevista à revista Galileu, a norte-americana explicou que a lição de incentivar o comportamento desejado e ignorar os indesejados foi um dos aprendizados mais valiosos e que se aplica a qualquer ser vivo.

A jornalista contou também que à exemplo dos adestradores caninos, ela também decidiu não brigar mais com o marido, já que esta seria uma forma de punição. Outra técnica copiada por Amy é o que os treinadores chamam de aproximação, que é basicamente dar pequenos passos em direção ao que se quer ensinar. Ela explica que por vezes as pessoas querem que seus parceiros mudem do dia para a noite, enquanto não é o que acontece nem com os animais que são treinados, como baleias orcas e golfinhos, por exemplo.

Questionada a respeito de quem é mais fácil de ser adestrar, animais ou seres humanos, a jornalista não pensa duas vezes ao responder que bichos são, sem dúvida, mais simples. Isso porque segundo ela, eles são “menos emocionalmente complicados”. Vale lembrar também que Amy não utilizou as técnicas de treinamento apenas no marido, mas na mãe e nela mesma. Ela ressalta que sempre a premia por pequenas tarefas que conclui, assim como os treinadores fazem com os cães e que aprendeu a ter mais autocontrole.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments