Estados Unidos, Notícias

Um mês após incêndios, pets continuam perdidos na Califórnia

As histórias são muitas e pipocam a todo momento. Donos procuram desesperadamente por seus pets perdidos durante os incêndios na região de Sonoma, na Califórnia, Estados Unidos. Do outro lado, abrigos locais recebem inúmeros animais desabrigados e sem identificação. Passados 30 dias do desastre, o cruzamento de informações entre achados e perdidos tem sido um pesadelo para voluntários e funcionários de entidades de resgate de animais.


(Kincade Fire Pet Rescue and Reunification/Facebook)

O incêndio ocorrido entre outubro e novembro provocou apagões sem precedentes e forçou mais de 200.000 pessoas saíssem de suas casas, sem aviso prévio, fazendo com que centenas de gatos, cães, cavalos e outros animais fossem deixados para trás.

Tai Bruce, 33 anos, fundadora do Pet Rescue and Reunification, uniu esforços no Facebook para compilar postagens, fotos e avisos de animais desaparecidos. Com uma equipe de voluntários, eles trabalham on-line e em campo para identificar animais perdidos, localizá-los e reuni-los com seus donos – um trabalho duro que se estende mesmo após os incêndios se extinguirem.


(Kincade Fire Pet Rescue and Reunification/Facebook)

Bruce é uma ex-oficial da San Francisco Animal Care & Control, que agora vive no Oregon. Ao lado de Signe Nielsen, tomou a iniciativa de reunir pets e donos após a tragédia ocorrida em 2015, na região a cerca de 160 quilômetros ao norte de São Francisco. Novamente, arregaçaram as mangas durante os incêndios florestais de 2017 no norte da Califórnia e também em 2018. Segundo Nielsen, a cada desastre, a página recebe uma enxurrada de postagens no Facebook e mensagens de donos de animais devastados, mas sem a mínima ideia de onde procurá-los.

Abrigos locais, clínicas e consultórios veterinários são um bom lugar para começar”, disse Bruce. O problema é que, muitas vezes, os donos de animais afetados pelas ordens repentinas de evacuação possuem poucas informações de identificação para seus animais, além de um nome, local e fotos em seu telefone.

“Existe uma necessidade. Todo ano há algum tipo de incêndio, inundação ou outro desastre no norte da Califórnia – é isso que continua nos alimentando”, explica Bruce. “É doloroso ver essas pessoas tentando procurar seus animais de estimação sem terem para onde ir”.


(Kincade Fire Pet Rescue and Reunification/Facebook)

O incêndio, apelidado de Kincade Fire, devastou uma área duas vezes maior que a cidade de São Francisco e foi considerado o maior incêndio da Califórnia no ano. Foram 13 dias de fogo e desespero. Durante o período, os voluntários não foram remunerados e se dedicaram a reunir o máximo de informações possível para combinar proprietários com seus animais desaparecidos. Eles foram forçados a aumentar ainda mais seus esforços quando as linhas de evacuação foram levantadas, permitindo que as pessoas retornassem e vissem se suas casas – e animais de estimação – ainda estavam por lá.

“Este ano, vários voluntários também foram forçados a evacuar”, conta Bruce. “Isso prejudicou a capacidade de operação do grupo. Alguns trabalharam 18 horas por dia para rastrear os animais desaparecidos, vasculhando listas de abrigos e posts de achados e perdidos.”

“Foram muitas noites apenas para obter dados no sistema. Pessoas largaram seus trabalhos para nos ajudar. É uma situação realmente trágica, mas de muita solidariedade“, explica ela.


(Kincade Fire Pet Rescue and Reunification/Facebook)

Para localizar seus animais, alguns proprietários precisaram da assistência da equipe de resgate de campo do grupo, que usou uma combinação de estações de alimentação, câmeras em trilhas e armadilhas de segurança para proteger os animais desaparecidos. Em outros casos, a reunião foi bem mais simples: os voluntários apenas combinaram fotos e descrições de canais separados e pronto.

“Se este gato com o nariz rosado e a orelha cortada combinar com este, os voluntários terão olhos para juntar dois e dois”, disse Bruce. “Então ligamos para o proprietário, dizendo que este abrigo ou pessoa está com seu animal de estimação“, explica a fundadora da entidade.


(Kincade Fire Pet Rescue and Reunification/Facebook)

Bruce disse que o trabalho continuará até que parem de receber ligações e mensagens. Para se ter uma ideia, animais de estimação e tutores separados durante o incêndio do ano passado, em Paradise, na Califórnia, ainda estão sendo reunidos.

“Esses animais são sobreviventes. Voluntários choram com os donos. É muito emocionante. Existem pessoas na casa dos 80 anos, onde seus pets são tudo o que têm. Quando eles recuperam o cachorro, você pode realmente ver a emoção da reunião de duas almas”, finaliza Bruce.

Artigo AnteriorPróximo Artigo