Notícias

Castração pode fazer gatos viverem duas vezes mais, diz especialista

Adaptáveis, inteligentes, limpinhos, os gatos têm conquistado cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Já são mais de 22 milhões de felinos no país, a expectativa é de que este número chegue a 30 milhões até 2022, segundo o IBGE. O aumento da população felina aconteceu principalmente devido à mudança no estilo de vida das pessoas: independência e fácil adaptação a ambientes pequenos, como apartamentos, são alguns dos fatores que têm levado o brasileiro a escolher os bichanos como animais de estimação.

Reprodução

Para quem já tem um ou está pensando em ter, é muito importante entender o conceito de guarda responsável para garantir os cuidados básicos à saúde e bem-estar do companheiro de 4 patas. As visitas regulares ao veterinário, a vacinação, a nutrição adequada e a castração são pontos que não só contribuem para a saúde do animal, mas também para o controle populacional da espécie, evitando o aumento dos casos de abandono de filhotes.

Por se tratar de uma cirurgia, é comum tutores de primeira viagem terem muitas dúvidas sobre o processo de castração. Maicon Santini, jornalista, apresentador e influenciador digital, é tutor de primeira viagem de uma gatinha chamada Rihanna. Com experiências anteriores apenas com cães, passou a aprender sobre o mundo dos felinos recentemente. “Depois que passei a morar sozinho, fiz muitos amigos que tinham gatos. Isso despertou o meu interesse pela espécie e fui ficando cada vez mais apaixonado”, conta. No Natal de 2019, surgiu a oportunidade de adotar a Rihanna. “A chegada de um pet muda a nossa vida. Eu jamais imaginaria esta pandemia, mas é muito bom tê-la comigo. Fui em busca de informações com um veterinário e realizei todas as adaptações necessárias para oferecer qualidade de vida a ela”.

Uma das principais dúvidas do Maicon foi sobre o cio e castração da Rihanna. “Ela teve o primeiro cio aos 7 meses e tudo para mim foi novo. Contei com ajuda profissional para entender esta nova etapa da vida dela e cheguei à conclusão que o melhor a fazer seria castrar para que ela tenha mais saúde, bem-estar e longevidade. Sempre ouvi dizer que o gato depois de castrado pode acabar engordando, mas também descobri que com uma nutrição adequada isso deixa de ser um problema”, conta o influenciador que já está com o procedimento agendado.

Para esclarecer a dúvida de muitos tutores sobre o assunto, a Dra. Natália Lopes, Médica-Veterinária e Gerente de Comunicação Científica da Royal Canin Brasil, organizou um compilado de informações sobre o tema.

Os benefícios da castração

O procedimento cirúrgico é simples. Consiste na remoção dos órgãos sexuais responsáveis pela reprodução do animal, ou seja, dos testículos, para os machos, e dos ovários e útero para as fêmeas. Após a avaliação do Médico-Veterinário e com a carteira de vacinação em dia, o procedimento é realizado com o animal em jejum e com aplicação de anestésico para um procedimento indolor. Ele costuma ser feito a partir dos 6 meses de vida, e cada clínico pode adotar um protocolo específico, podendo ser realizado também no animal adulto.

Um dos benefícios da castração é a redução das “fugas”. Alguns estudos apontam que pode haver uma redução em até 94%, o que impacta indiretamente a expectativa de vida dos gatos, que pode passar ao dobro do que a de um gato que não passou pelo procedimento, já que ele se torna menos suscetível a doenças infecciosas contraídas na rua, a acidentes, traumatismos, intoxicações e maus tratos. Além disso, evita ainda a reprodução indesejada, o abandono de animais e as doenças do sistema reprodutivo – especialmente nas fêmeas, em que reduz o risco de tumor de mama e de doenças uterinas.

Alterações hormonais

As alterações hormonais causadas pela castração demandam certas adaptações e a alimentação de qualidade e adequada às necessidades do felino castrado se torna essencial.

Logo após a cirurgia, o gato castrado tende a aumentar o consumo espontâneo de alimento. Em gramas, um macho castrado tende a comer 26% a mais, e a fêmea castrada 18% a mais, se mantido alimento em quantidade à vontade.

Estudos mostram que para gatos, já nos 3 primeiros meses pós castração pode-se tornar evidente o ganho de peso. O risco do sobrepeso e obesidade aumentam em até 3 vezes, decorrentes do fato do gato castrado ficar menos ativo e, consequentemente, gastar menos energia. Se ele continuar ingerindo o mesmo alimento de antes, na mesma quantidade, pode ocorrer um desbalanço energético para mais, e o acúmulo de gordura.

Os benefícios da castração são mais vantajosos do que os pontos de atenção. Com a adequação da rotina, especialmente a adoção de uma nutrição desenvolvida especialmente para os gatinhos castrados, que reduz calorias enquanto mantém a saciedade com proteína de qualidade e fibras, o gato levará uma vida normal e saudável.

Os alimentos para gatos castrados são uma alternativa inteligente para auxiliar na manutenção do peso correto e, consequentemente, da saúdo do animal. Informe-se com o seu veterinário sobre as opções de nutrição disponíveis no mercado, de acordo com a idade e necessidades do seu gato.

Artigo AnteriorPróximo Artigo