Notícias

Ipem-PR encontra irregularidades em produtos veterinários

Assim como o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), técnicos da gerência de Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem) fiscalizaram mais de 1,5 mil itens entre produtos agrícolas e veterinários comercializados em lojas especializadas em todo o Estado paranaense, no período de 6 de julho a 28 de agosto.

Segundo os técnicos, em relação a 2008, neste ano foram encontradas menos irregularidades. Dos mais de 1,5 mil itens verificados, 28 foram examinados pelos laboratórios do Ipem, sendo que 14 foram alvo de autos de infração: nove por falta quantitativa, e cinco por irregularidade formal na embalagem. Todos os reprovados são produtos veterinários como alimentos diretos ou suplementos nutricionais para animais. Em 2008, o Paraná checou mais de 1,3 mil itens, e 58 foram examinados no Ipem. Destes, 11 foram reprovados por apresentar quantidade menor do que a indicada na embalagem.

Na capital paranaense o Ipem encontrou irregularidades nos produtos Pedigree Alimento para Cães Filé de Frango com Vegetais, Disney Pets Alimento Bifinho para Gatos Sabor Salmão, Pedigree Filé para Cães Sabor Carne ao Molho e Supra Ração para Ovinos Adulto. Já na cidade de Cascavel os itens reprovados foram Cantare Alimento para Pássaros e Roedores, Deli Dog Alimento para Cães Sabor Galinha e Smell Alimento para Cães em crescimento. Irregularidades no Alltech Aditivo Nutricional para Alimentação Animal e Nutrimax Ração Bovinos de Leite foram notificadas em cidade de Guarapuava.

“Embora tenhamos realizado uma série de exames prévios em sementes, adubos, fertilizantes e outros, encontramos poucas irregularidades neste segmento, ficando por conta das rações e outros alimentos para animais as autuações decorrentes de falta quantitativa nas embalagens”, explica o gerente de Pré-Medidos, Sergio Camargo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo