Notícias

Livro faz leitura de sentimentos e sensações dos cães

06_livro_faz_leituraLivro está em fase de negociação para chegar às prateleiras brasileiras
Crédito: insideofadog.com

Você sabia que seu cão pode enxergar numa angulação de até 270 graus enquanto os seres humanos, no máximo, até 180. Ou ainda que o totó, apesar de reconhecer as cores (exceto o verde e vermelho, as quais ele não faz distinção) e cheiros, não se importa com a beleza das flores e plantas, mas sim com o odor da urina depositada nelas por outros animais. Essas e outras curiosas percepções sobre como os cães enxergam a vida de seus donos estão compiladas no livro “Inside of a Dog: What Dogs See, Smell and Know” (em uma tradução literal, Dentro de um cão: O que os cães veem, cheiram e conhecem), da psicóloga norte-americana Alexandra Horowitz.

Pesquisadora da Universidade de Colúmbia, a autora já reina absoluta como um dos principais best sellers dos Estados Unidos. O livro faz um cuidadoso apanhado sobre as sensações dos cães perante o mundo e traz curiosidades que ajudam os seres humanos a entender certas atitudes de seus pets e também a amá-los cada vez mais.

Em certo ponto se seu livro, a autora revela que apesar dos adestramentos feitos com os animais sugerirem que o dono deve ser o líder e o cachorro, seu criado, o cão se vê muito mais como companheiro, o que explica a lealdade e dedicação de muitos animais ao seu dono. Alexandra Horowitz conta ainda que os totós têm um faro impressionante, algo entre 200 milhões e 300 milhões de receptores olfativos, motivo que explica o fato dos cães gostarem tanto de colocar o focinho para fora do carro. Eles querem sentir cheiros diferentes, já que os presentes no carro já foram identificados.

Essas e outras curiosidades podem ser conferidas na obra que está prestes a chegar no Brasil. Para conferir mais informações sobre o livro, o site (insideofadog.com) da autora disponibiliza três capítulos, todos em inglês, para serem lidos gratuitamente.

Artigo AnteriorPróximo Artigo