Notícias

Cresce o número de répteis com risco de extinção

Os dados recentes da União Internacional para a Conservação (UICN) não são nada animadores. Segundo o órgão, o planeta tem hoje mais de 17,2 mil espécies de animais e plantas ameaçadas de extinção.

Segundo a lista vermelha divulgada, 21% de todas as espécies de mamíferos catalogados, 30% dos anfíbios, 12% das aves, 28 % dos répteis e 37% dos peixes de água doce correm o risco de desaparecer muito em breve.

“É cada vez mais claro e evidente que está se formando uma séria crise de extinções”, comentou Jane Smart, diretora do Grupo de Conservação da Biodiversidade da UICN, em comunicado oficial. “Já é hora de os governos começarem a falar a sério sobre a conservação das espécies e colocar a questão no topo das suas agendas para o próximo ano. Estamos ficando sem tempo”, alertou Jane.

O órgão revelou ainda que dos 5.490 mamíferos do planeta, 79 já estão extintos, 188 estão criticamente ameaçados, 449 estão ameaçados e 505 estão vulneráveis. Dentre os répteis a situação é ainda mais agravante. Das 1.677 espécies existentes, 293 das quais foram acrescentadas só em 2009, 469 estão ameaçadas de extinção e 22 já estão extintas na natureza.

Em comunicado oficial, Craig Hilton-Taylor, gestor da Unidade da Lista Vermelha da UICN revelou que os dados divulgados até o momento são apenas a ponta do iceberg. “Só conseguimos avaliar 47.663 espécies até agora: há mais milhões lá fora que podem estar gravemente ameaçados”, comentou.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments