Notícias

Tartarugas podem transmitir salmonela

12_tartarugas_podem_transmitirCDC recomenda que o réptil não seja a primeira opção de pet para crianças menores de 5 anos
Crédito: Scot Campbell

Ok, você acabou de decidir que quer ter um bichinho de estimação em casa. Mas, qual escolher? Um cachorro, um gatinho, hamster, passarinho, ou uma tartaruga? Bom, se a sua opção foi a última é bom ficar atento com alguns cuidados que deve ter ao adotar ou comprar este réptil.

De acordo com reportagem do “Yahoo News”, uma pesquisa recente, realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), informou que 107 pessoas foram diagnosticadas com salmonela em 2007 e 2008, após entrarem em contato com tartarugas.

A transmissão da doença pelas tartarugas foi registrada em 34 Estados norte-americanos. E felizmente nesses casos não houve nenhuma morte. Vale destacar, no entanto, que 1/3 dos enfermos tiveram que ser hospitalizados.

Quando ouvimos sobre a salmonela, imediatamente associamos a doença ao ovo, ou a outros alimentos, já que sempre que algum caso é noticiado, o grande vilão é a maionese, que é feita com ovo cru. Mas, segundo o CDC, a doença ocorre naturalmente nas tartarugas, sem que elas apresentem qualquer tipo de sintoma ou infecção, passando facilmente para pessoas que tocarem o animal.

Em humanos, a salmonela causa febre, dor de cabeça, vômito, e diarréia. E em alguns casos pode ser fatal, principalmente em pessoas com baixa imunidade, crianças e idosos. O CDC até aconselha que o réptil não seja a primeira opção de pet para crianças com menos de cinco anos de idade.

Agora, se você já tem uma tartaruga, o Centro de Controle recomenda que o proprietário lave muito bem as mãos com sabão e água, o terrário do bichinho, o local onde ele defeca, e evite deixá-la circulando livremente pela casa. E claro, não permita que ela nade na pia da cozinha, ou que suba em locais em que a refeição é preparada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo