Artigos

Cães x Comprimidos

17_caes_x_comprimidosDar um simples comprimido para um cão pode se transformar em uma verdadeira batalha
Crédito: Draconian Rain

Seu cãozinho está doente e o veterinário receitou remédios para ele. Você foi à farmácia e descobriu que o medicamento só está disponível em comprimidos. Na hora, você já começa a imaginar qual estratégia usará para que seu pet engula as pílulas. Miolo de pão, escondido no meio da salsicha ou da linguiça, disfarçado no meio de um quitute, ou misturado em meio à ração.

Mas, e se o veterinário recomendar que o medicamento seja ministrado sem qualquer tipo de alimento? Bom, daí você terá mais trabalho. Mas alguns experts do site “Pawnation” prepararam um passo a passo para você ter êxito nesta aventura.

Antes de tudo, já deixe o comprimido separado, fora da embalagem e da cartela. Em seguida, chame seu cachorrinho de maneira alegre e leve-o, brincando, a um local confortável da casa. Uma boa dica é “encurralar” o cão em um cantinho, assim ele não terá como fugir. Mas muita atenção, cachorros são espertos e eles podem estranhar tanta festa e toda essa movimentação. Outra recomendação: se o cão for pequeno, facilitará e muito colocá-lo sobre uma mesa ou bancada. Já se seu animal for grandão, o ideal é pedir ajuda para mais uma pessoa.

Agora o importante é fazer seu cachorro sentar. Se ele recebeu adestramento básico será mais fácil. Caso contrário, puxe as patas traseiras para baixo, até ele se sentar. É neste caso que uma segunda pessoa pode ajudar e muito, fazendo o cão sentar e segurando-o para que ele permaneça nessa posição.

Com a mão dominante segure o comprimido entre o polegar e o indicador. Com a outra mão segure bem próximo ao focinho usando o espaço entre o dedão e o indicador. Ou seja, seu polegar deve ficar de um lado do focinho, enquanto os outros dedos ficarão do outro lado.

Desta maneira, incline a cabeça do cão para trás, até que ele olhe para o teto. Isso faz com que a mandíbula inferior ceda, abrindo um pouco a boca. Então rapidamente, mas sem força bruta, abra a boca dele empurrando os dentes da arcada inferior para baixo, e segure-a com o seria o equivalente ao ‘calcanhar’ da mão dominante. Seu polegar e indicador devem estar preparados para jogar a pílula.

Coloque o comprido na parte de trás da língua. Se colocar muito na frente a chance dele “cuspir” o remédio é grande. Mas também não atire lá no fundo para ele não se engasgar. Agora, habilmente, segure o focinho com as duas mãos, trazendo a cabeça do bichinho para a posição normal. Ajude-o a engolir a pílula massageando suavemente sua garganta, ou soprando levemente no seu nariz.

Lembre-se, não faça movimentos brutos, forçando o pet. Assim ele poderá ficar traumatizado. Seja gentil e delicado.

Artigo AnteriorPróximo Artigo