Notícias

Sanepar realiza campanha contra ataques de cães

18_sanepar_realiza_campanhaCaso cão ataque o leiturista, dono poderá responder processo civil e criminal
Crédito: Chefjancris

Quem não conhece alguma história de carteiros que já sofreram com cães mais agressivos? Pois parece que uma outra classe de trabalhadores vêm sendo prejudicada pelos ataques dos totós da vizinhança: os leituristas. De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) cerca de 20% dos seus leituristas – profissionais que fazem a medição do gasto de água nas residências – sofrem ataques de cães.

E para tentar diminuir esse índice, a companhia revelou que a partir de agora, seus funcionários vão registrar boletim de ocorrência na delegacia mais próxima e o dono do cachorro poderá responder processo civil e criminal pelas agressões. Segundo o comunicado divulgado pela Sanepar, serão realizadas campanhas de conscientização aos proprietários dos animais, chamando a atenção para a responsabilidade de cada um.

No folheto da campanha, entre outras informações, é apresentada a punição prevista no Código Civil para quem “deixa solto ou guardado sem a devida cautela cão que cause danos a terceiros”. A pena prevista vai desde multa, prestação de serviços comunitários, pagamento de cestas básicas, até prisão de 10 dias a dois meses para o dono de animal que oferece risco à segurança.

Além da explicação criminal, a campanha também dá dicas aos donos de cães, pedindo que eles sinalizem o imóvel com uma placa indicando a presença de cachorro. Outra dica é informar pelo telefone 115 (somente para moradores do Paraná) que no imóvel há cachorro, além de instalar a caixa de correspondência em local fora do alcance do animal. Nunca deixar o cão solto na rua e prender o animal nos dias de leitura da conta de água também são dicas recomendadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo