Artigos

Saiba como proteger sua casa das garras do seu gato

17_saiba_como_proteger_01Arranhadores podem livrar seu sofá, cortina, estofados, entre outros objetos das garras do seu gato
Crédito: Melissa Wiese

Que gatos são curiosos todo mundo sabe. E essa curiosidade, muitas vezes, leva o bichano a sair pela casa, explorando todos os cantos que puder. Como cortinas, prateleiras, caixas, gavetas e afins. E na tentativa de conferir o que reserva cada lugar, o felino costuma deixar um rastro por onde passa, como arranhões, rasgos, ou objetos derrubados.

Uma boa maneira de tentar proteger sua casa e objetos é tentar ‘pensar como um gato’. Pode parecer até meio ridículo, mas imaginar o que o felino gostaria de arranhar, derrubar e escalar pode evitar surpresas desagradáveis. Está difícil? Não se preocupe, separamos algumas dicas para você proteger objetos, móveis e o seu bichinho.

17_saiba_como_proteger_02Pendure as plantas em locais fora do alcance do seu felino
Crédito: Rosana Prada
  • Cuidado com objetos decorativos – Se você tem algum objeto de decoração predileto, e ele não é muito estável, pesado e firme… saiba que ele é um forte candidato a parar no chão. Gatos gostam de brincar dando leves toques no objeto com a patinha. E se ele perceber que o objeto em questão mexeu um pouquinho, a chance de quebrar é grande. E nem pense em prateleiras. É como se colocasse uma placa indicando para que o gato suba. Eles simplesmente adoram escalar prateleiras. E quanto mais altas, melhor. Se puder manter o objeto dentro de um armário, devidamente trancado, é melhor. Caso contrário, o melhor é deixá-lo em uma prateleira baixinha, nem um pouco tentadora ao bichano.
  • Cortinas – Gatos amam escalar cortina, principalmente as que se arrastam pelo chão. Quer salvar sua cortina? Então a única maneira é dar aquele nó para deixar os babados e rendas fora do alcance do felino. Uma outra dica é borrifar com frequência um repelente para gatos.
  • Sofás e móveis estofados – Pode-se dizer que são locais praticamente perfeitos para os bichanos arranharem. É macio e ao mesmo tempo firme. Cobrir os braços de cadeiras e sofás com um tecido mais resistente ou com plástico pode ser uma opção. Capas para sofá também podem ajudar. O ideal é oferecer ao bichinho um brinquedinho específico para ele arranhar. Ele é feito de corda, e alguns têm uns penduricalhos para a distração do pet.
  • Madeira – Outro alvo dos peludos. Uma dica é passar um produtinho barato e que era muito usado antigamente: Pinho Sol. Mas o original, não o com cheiro bom. Gatos odeiam o cheiro do produto. E não só os gatos…
  • Plantas – Gatos adoram plantinhas. São lindas, mas algumas podem ser venenosas para o pet. Por isso, se possível, pendure o vaso no teto, longe do alcance de móveis, para que ele não pule no vaso.
  • Fios elétricos – Deve haver alguma relação entre fios elétricos e gatos. Eles adoram mascar, ou arrancar os pobres fios da tomada. Uma loja especializada pode te ajudar a escondê-los. Há uma espécie de caneleta que cobre e disfarça bem. Mas carregador, fone de ouvido, entre outros aparelhos podem ser guardados em gavetas e afins. Melhor guardar do que ter surpresas ruins.
Artigo AnteriorPróximo Artigo