Notícias

Pesquisa revela genoma de 10 raças de cães

Rugosidades na pele do Shar pei são causadas por mutação genética
Crédito: Jan-Erik Finnberg

Você já parou para pensar porquê os Shar peis tem a pele toda enrugada, enquanto o Poodle tem o pelo felpudo e enrolado, se grande parte dos cães tem como ancestral comum os lobos selvagens? Pois saiba que os cientistas britânicos já fizeram essa pergunta. Para tanto, os estudiosos acabam de decifrar 155 partes do DNA de dez raças. Os resultados foram publicados na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

No caso do Shar-pei, por exemplo, sua característica mais marcante se dá por uma mutação no gene HAS2, responsável pela produção de uma enzima essencial para a formação na pele. Os estudiosos acreditam que a raça tenha surgido após o nascimento de um cão com essa mutação, e que mais tarde, foi cruzado com outro animal com a mesma característica “enrugada” para gerar mais exemplares semelhantes.

Vale lembrar que existem atualmente mais de 400 raças de cachorros, ou seja, ainda há muito o que se descobrir e pesquisar sobre o código genético dos animais. Mas as recentes descobertas, no entanto, já tem ajudado a entender o funcionamento de genes defeituosos, possibilitando em um futuro próximo, a prevenção de doenças.

Artigo AnteriorPróximo Artigo