Notícias

Plano de saúde para pets

Rock, agora pode brincar feliz sem se preocupar com sua saúde
Crédito: André Binkowski

O gosto dos brasileiros pelos animais de estimação fez com que o País ocupasse a segunda colocação mundial no número de cães e gatos nas residências, perdendo apenas para os Estados Unidos. Atualmente, segundo os últimos dados do IBGE, o Brasil conta com 30 milhões de cães e 7 milhões de gatos. Em contrapartida, estima-se que apenas 6% da população com pets têm condições de arcar com as despesas do animal. Diante desse quadro, além de abrigos repletos de animais à espera de um novo dono, os bichos correm o risco de adoecer sem ter os cuidados necessários para o tratamento.

Pensando justamente em buscar o bem-estar de seu pet, mas também por um preço acessível, o gaúcho André Binkowski decidiu optar por um plano de saúde para Rock, um cão da raça Weimaraner, de 2 anos e 4 meses. O serviço é relativamente novo no País, mas tem ganhado adeptos devido às suas diversas vantagens. Na Animed, por exemplo, é possível escolher entre três planos diferentes, de acordo com a idade do animal. A partir de 36 reais mensais, o cão ou gato dispõe de consultas veterinárias ilimitadas, vacinação, castração, exames laboratoriais, entre outros procedimentos.

André explica que se sente mais seguro com o serviço, já que não precisa esperar para levar seu cão ao veterinário e nem é pego de surpresa. “Com o plano não é necessário aguardar para ver se o animal melhora sozinho, o que pode acabar dificultando na hora do tratamento e cura. Caso o Rock apresente algo anormal, não penso duas vezes: é só pegar o cartão dele e correr ao veterinário.” Além do plano Plus, com o mais básico, a empresa ainda oferece plano VIP e o Senior, que incluem internações, anestesias, tratamento cardíaco, odontológico, entre outros.

Cobertura Nacional

Apesar da Animed atender apenas em Porto Alegre, existem diversas opções de empresas pelo País com cobertura mais ampla, que possibilita o atendimento quando a família decide viajar para outro Estado, por exemplo. Este é o caso da Mister Saúde Animal, que tem sede em São Paulo, mas tem cobertura nacional.

Os check-ups na Mister Saúde Animal acontecem a cada 60 dias para garantir o bem-estar dos pets
Crédito: Joe Futrelle

Segundo seu porta-voz, Antônio Lobo, o plano de saúde da empresa é oferecido desde 2003, e atende cerca de 40 mil pets, entre cães e gatos. “Infelizmente as pessoas acabam optando pelo plano ou pelo amor ou pela dor. Tem muita gente que é pega de surpresa por uma doença grave em seu animal e acaba tendo que gastar muito com o tratamento. Com o plano, pelo menos você sabe que a quantia que você pagará todo mês será a mesma”, defende.

A exemplo dos convênios para humanos, a Mister Saúde Animal também dispõe de planos diferenciados, que se adequam de acordo com a idade e necessidade do bicho. Os pets são atendidos na rede credenciada, que só em São Paulo, conta com mais de cem clínicas e hospitais. Vale lembrar, no entanto, que a carência deve ser observada antes de fechar contrato com qualquer que seja a prestadora de serviço. Antônio Lobo lembra que em casos de doenças graves, como tumores, o animal teria que esperar até 180 dias para poder usufruir do benefício. “O importante é ter o animal saudável para começar com o plano, pois se ele precisar de exames muito elaborados de imediato, o plano não seria a melhor opção”.

Para finalizar, mesmo com o tempo de carência, Lobo orienta que o plano de saúde, ainda é a melhor opção não apenas pelo custo-benefício, mas pelo fator prevenção. “A cada 60 dias o dono é orientado a fazer um check-up no animal, além de receber orientações de alimentação, higiene, entre outros. Caso o proprietário não cumpra seus deveres, ele pode até perder o plano por negligência”, conclui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments