Notícias

Agility para gatos

Garoto conduz seu bichano com uma varinha durante agility
Crédito: bengal-cat.net

O agility costuma atrair centenas de curiosos que adoram ver desde cãezinhos até cachorrões passando por túneis, subindo e descendo rampas, fazendo zigue-zague entre outras peripécias. Agora você já imaginou um gato participando de uma competição de agility? Impossível? Não. Não para a Kim Everett-Hirsch, de Portland, nos Estados Unidos, que decidiu criar em 2005, o primeiro agility apenas para os bichanos.

Em reportagem da ABCNews, Kim conta que a primeira competição contou com 30 gatinhos, que nunca tinham visto uma pista de obstáculo na vida. E para ajudar, participantes de um show de motociclismo, que fica próximo ao prédio do agility felino, faziam questão de ir até o local e diziam: “você deve estar brincando. Essa eu pago para ver”.

Mas após alguns treinamentos, os gatinhos começaram a se soltar e brincar com os equipamentos, surpreendendo a todos. Os motociclistas se renderam. Acabaram levantando, torcendo entusiasmados: “vai menina, vai!”

Apesar de aparentemente muito parecidos, o agility para gatos conta com algumas diferenças. Como o tamanho dos obstáculos e a maneira como estes são disponibilizados. Cães são obrigados a fazer o circuito obedecendo comandos, e o mais rápido possível. Já os obstáculos dos gatinhos formam um círculo, e o instrutor tem quem ter habilidade de fazer o bichano passar pelos equipamentos através de brincadeiras, uma varinha, ou com laser. “É preciso fazer com que eles se interessem pela brincadeira”, conta Kim.

Ao invés de participar com um Abissínio, que é menor e mais flexível, Donna Hinton, de Richmond, no Texas, fez questão de participar das competições com seus gigantes Maine Coons. Ela diz que não importa o tamanho do animal, e sim a sintonia entre ele e o condutor.

Artigo AnteriorPróximo Artigo