Notícias

Balançar a cauda para esquerda é sinal de alegria

Estudo reafirma comunicação complexa entre cães
Crédito: Greg

Não é novidade que levantar as orelhas e abanar o rabo são sinais quase universais de que seu cão está feliz. Mas um recente estudo realizado com um cachorro robô quis ir além e descobriu que abanar a cauda para a direita indica uma pré disposição menor a sociabilidade do que quando abanada para a esquerda. O curioso estudo foi publicado esta semana, no jornal Laterality.

Para chegar a tais constatações, um grupo de cientistas canadenses desenvolveu um Labrador robô, todo coberto com pelo sintético e com uma cauda motorizada, que possibilita o movimento via controle remoto. O animal foi deixado em um parque movimentado no Canadá, onde foram instaladas câmeras para observar o comportamento de outros cães que se aproximavam.

Mais de 500 cães foram filmados próximos do Labrador robô, sendo que 56% deles aproximaram-se sem hesitar ou ter medo quando a cauda do cão estava virada para a esquerda. Curiosamente, quando o rabo do robô estava virado para a direita, apenas 21% ousaram se aproximar. Apesar dos resultados indicarem um possível indício de que algumas raças realmente se comunicam por meio de suas caudas, ainda é necessário fazer mais pesquisas na área para ter a confirmação.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, o psicólogo animal Roger Mugford comentou que o resultado da pesquisa reafirma estudos semelhantes do passado e que há evidências de que os cães têm uma forma de se comunicar muito mais complexa do que animais mais próximos dos humanos geneticamente, como os macacos. “Os cães são muito mais humanos do que nós acreditamos que são”, finaliza.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments