Notícias

Gato prevê morte de idosos em asilo

Oscar prevê com horas de antecedência morte de idosos
Crédito: Yahoo News / Reprodução

Um caso intrigante tem chamado a atenção dos moradores de Rhode Island, nos Estados Unidos. Isso porque um asilo local tem contado com a ajuda de um felino para prever a morte de seus pacientes e avisar os parentes a tempo de darem o último adeus. Difícil de acreditar? Pois saiba que o caso foi tema, inclusive, de um artigo na conceituada revista científica The New England Journal of Medicine, em 2007 e recentemente, também rendeu um livro.

Em entrevista ao site da CBS News David Dosa, geriatra responsável pelo Centro de Reabilitação para Idosos de Providence e autor do artigo e do livro sobre o animal, revelou que Oscar, um dos três gatos que vive no asilo, tem um “sexto sentido” para detectar horas antes, a morte dos pacientes. Estima-se que o bichano tenha previsto cerca de 50 mortes ao longo dos cinco anos em que mora no asilo. Algumas dessas histórias podem ser conferidas no livro Making Rounds With Oscar: The Extraordinary Gift of an Ordinary Cat (Dando voltas com Oscar: O extraordinário dom de um gato comum) lançado nesta semana.

Segundo o Dr. Dosa, quando Oscar pressente a morte de algum idoso, ele vai até a cama do paciente e começa a ronronar, saindo poucos minutos antes da morte em si. O geriatra conta que para confirmar o sexto sentido do animal, quando acontece uma morte no local, ele costuma perguntar para sua equipe se Oscar havia passado no quarto do paciente antes, e para espanto de muitos a resposta foi sempre “sim”.

Enquanto o sexto sentido do gato pode assustar alguns, grande parte dos familiares dos idosos sente-se privilegiada com o dom do animal. Isso porque ele “avisa” sobre a morte de seus queridos a tempo para que eles possam se despedir. Como o bichano é capaz de detectar a morte ainda é um mistério. Há quem acredite que ele consiga captar a respiração ou batidas do coração dos pacientes já debilitados pela demência e idade avançada, mas o Dr. Dosa acredita que possivelmente Oscar possa captar algum odor ou química característica em pessoas perto da morte, da mesma forma que alguns cães são capazes de detectar alguns tipos de câncer.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Comments